07/11/2022 11:01 | Infraestrutura

Governo disponibiliza estrutura para atender municípios atingidos pelas chuvas

Defesas Civis Municipais são orientadas a colocar em prática seus planos de contingência e retirar famílias de área de risco

Paulo Dantas garante todo o apoio necessário aos prefeitos das regiões atingidas pelas chuvas

Pei Fon / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

A Defesa Civil Estadual emitiu alerta para que os municípios continuem monitorando as chuvas que atingem o Estado. “O governador Paulo Dantas já colocou à disposição das Defesas Civil Estadual e Municipais toda a estrutura do Estado para que possamos salvaguardar a vida de todos os alagoanos,e dá todo o apoio necessário aos prefeitos das regiões atingidas”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente coronel Moisés Pereira de Melo, ao fazer um balanço sobre os estragos provocados pelas chuvas nas últimas 72 horas.

A previsão é que ainda haja chuvas nesta segunda-feira (7), mas que deverão perder a intensidade no período da tarde. “As Defesas Municipais estão sendo orientadas a colocar em prática seus planos de contingência e retirar as pessoas das áreas riscos”, observou o coronel Moisés. “O primeiro passo é manter contato com a Defesa Civil Municipal. Caso o município não tenha condições de suportar sozinho as ocorrências, o Estado está habilitado a dar orientação necessária para atender a população atingida”, acentuou.

Segundo o coronel Moisés, foram registradas fortes chuvas no Vale do Paraíba, principalmente no Vale do Mundaú, com risco ainda de transbordamento do rio Mundaú, em Branquinha, União dos Palmares, Murici e Rio Largo. “Nesse momento, as cidades de Murici e União dos Palmares são as que requerem bastante atenção, porque estamos na cota no limite de transbordamento do rio Mundaú. Ainda desce muita água de Pernambuco, pois está chovendo forte no Agreste pernambucano, e essa água vai chegar aqui em Alagoas”, reforçou o coronel Moisés.

Em Maceió choveu mais de 200 mm nas últimas 72 horas, o que requer atenção, pois o solo está bastante encharcado. “Se essa chuva se intensificar, poderemos atingir 300 mm na capital. Para se ter uma ideia, o solo fica saturado aqui na Capital com 100 mm”, salientou o coordenador da Defesa Civil estadual.

Durante a noite de domingo e madrugada dessa segunda-feira, além dos municípios do Vale do Mundaú, houve alagamentos principalmente em Maceió. “Tivemos ocorrências de deslizamentos de terra também em Maceió e desalojados em Penedo e São José da Lage, mas, se tudo ocorrer bem e o tempo melhorar, a situação deverá voltar a sua normalidade. Ontem (6), nos reunimos com o prefeito de Coruripe e emitimos alerta em todos os municípios para continuarem monitorando as fortes chuvas, principalmente para as que podem ocorrer no dia de hoje”, finalizou.