07/03/2023 20:47 | Institucional

8 DE MARÇO

Governo de Alagoas celebra Dia da Mulher com ações que reforçam atenção e compromisso com população feminina

Secretarias do Estado promovem dezenas de atividades voltadas para comemorar a data em toda Alagoas


Alagoas tem o único secretariado de maioria feminina de todo o país

Pei Fon/ Agência Alagoas


Marcelo Alves e Alexandre Lino

O Governo de Alagoas cuida das mulheres. Toda essa atenção pode ser logo vista com a iniciativa do governador Paulo Dantas que privilegiou o maior número de secretárias na composição de seu secretariado, servindo de exemplo para outros estados e sendo reconhecida nacionalmente pelos principais jornais do país, como O Globo e o Valor Econômico. E nesta semana, principalmente nesta quarta-feira (8), dedicado ao Dia Internacional da Mulher, as alagoanas recebem do Estado ações voltadas ao empoderamento, cuidados e rede de apoio, através do trabalho das secretarias estaduais.


Governador inaugura o primeiro Ambulatório de Endometriose


Como parte das ações desenvolvidas do 8 de março, o governador inaugura o primeiro Ambulatório Alagoano para Tratamento de Endometriose. A unidade, que será destinada ao diagnóstico e tratamento de um dos problemas ginecológicos que mais afligem as mulheres, funcionará no Hospital da Mulher, no Poço, em Maceió. Além de Paulo, a inauguração, marcada para às 8h, ao lado do secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.


Saúde


Dando prosseguimento às atividades comemorativas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fará a palestra “Atenção a Vítimas de Violência Sexual”, na UPA do Jaraguá, no próximo domingo (12), das 8h às 14h. Na oportunidade, as mulheres a partir dos 12 anos serão atendidas com serviços de consultas e orientações, que serão ofertadas por profissionais da enfermagem, nutrição, dermatologia, citologia, fisioterapia, massoterapia, mamografia, bem como haverá entrega de brindes. 

A Sesau ainda levará estes mesmos serviços realizados na UPA de Jaraguá para os hospitais regionais do estado. A primeira unidade que contemplará as mulheres com as ações será o Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia, nos dias 15 e 16. E em seguida, será a vez do Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, nos dias 22 e 23. As ações da secretaria voltadas para o Dia da Mulher se encerram no Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, nos dias 29 e 30.


Segurança Pública


Nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Estado de Segurança Pública promoverá palestra sobre prevenção à violência contra a mulher, na sala de espera do Hospital da Criança, no Jacintinho. E na próxima sexta-feira (10), a SSP realiza a segunda série de palestras em escolas da rede estadual de ensino, iniciadas no último dia 3. Além dessas ações, a SSP promove atividades ao longo do mês dedicado às mulheres como a capacitação dos profissionais da secretaria sobre protocolos de atendimento humanizado a mulheres em situação de violência.

Vale destacar ainda que a SSP, através da Comissão Mulher Segura, reuniu-se com representantes da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), para debater ações de combate à violência contra a mulher em todo o território alagoano. Mesmo com as ações mais específicas para esta data, a SSP tem dado atenção às mulheres em todos os dias do ano. Isso porque, desde o início da gestão a prioridade é investir em políticas públicas voltadas ao público feminino. 

Para se ter ideia, em poucos meses à frente do Governo de Alagoas, Paulo inaugurou a primeira Delegacia Especializada da Mulher, que funciona 24 horas, e ainda conseguiu o melhor mês da série histórica com zero feminicídio, em agosto do ano passado. 


Desenvolvimento Social


As comemorações seguem com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) oferecendo um almoço para 800 mulheres do CADÚnico, marcação para mamografia, corte de cabelo e maquiagem. A ação acontecerá neste 8 de março no Restaurante Popular do Rei Pelé, a partir das 12h.


Direitos Humanos


A Semudh aproveitou o momento para alertar responsáveis sobre o crescimento do consumo de conteúdos machistas na internet denominado de “Red Pill”, grupos de homens atacam mulheres de forma agressiva nas redes sociais, em podcasts e programas de entrevista. Além disso, a Semudh junto a Sesau e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher de Alagoas (Cedim) lançaram a campanha “Deixe Ela Quieta!” contra o assédio e a importunação sexual às mulheres, durante a festa de Momo.


Cultura


A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realizará nesta quarta-feira (8), a abertura da Exposição sobre a Mulher, na Biblioteca Pública Estadual. O evento seguirá até o próximo dia 31. E no dia 23, a Secult fará a entrega de doações para o projeto Mulher se Ama, Mulher se Cuida – com Dança do Amor, e ainda realizará uma homenagem às escritoras alagoanas, que fazem parte do programa Mulheres que escrevem Alagoas. 


Ciência e Tecnologia


Ainda nesta mesma data, a Secretaria de Ciência, da Tecnologia e da Inovação SECTI promoverá o Code like a Girl, no laboratório da Oxetech. O evento se trata de minicursos de lógica de programação para meninas do Ensino Médio.


Pessoa com Deficiência


Já a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF) fará uma visita à Casa para Velhice Luiza de Marilac, no bairro da Santa Amélia, a partir das 15h, e irá oferecer lanche para as mulheres idosas da instituição. Até o próximo dia 16 de março, no Maceió Shopping,  uma exposição fotográfica organizada pela SECDEF, traz um breve relato da história de vida de mulheres deficientes.


Além disso, promoverá o 1° Encontro Alagoano de Mulheres com Deficiência no próximo dia 30 como parte das atividades do mês dedicado à mulher. O evento será realizado no auditório do Palácio República dos Palmares, no Centro, das 9h às 11h, contará com a presença da primeira dama Marina Dantas. 


Ressocialização


As custodiadas da unidade prisional feminina do Presídio Santa Luzia também foram homenageadas pelo Governo do Estado com a exibição de vídeos, lanche, realização de palestras e promoção de zumba, nesta quarta-feira (7).


Agricultura


As agricultoras da comunidade quilombola Muquém, de União dos Palmares, receberão dez kits de irrigação da SEAGRI, no próximo dia 14. E nesta quarta-feira mulheres agricultoras serão recebidas para um almoço no Palácio Floriano Peixoto.


Esporte


E teve até um dia especialmente dedicado às mulheres no estádio Rei Pelé, durante o Clássico das Multidões, disputado no último sábado (4), em partida do CSA válida pela Copa do Nordeste. A inciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEJAJ), foi intitulada “Lugar de Mulher é no Rei Pelé”. A ideia foi incentivar a presença das mulheres nas praças esportivas do estado. A iniciativa será repetida no próximo sábado, durante o jogo do CRB contra o Coruripe, pelo Campeonato Alagoano.


Desenvolvimento


Já no próximo dia 15, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SEDICS) promoverá uma sessão de cinema no Maceió Shopping. Serão exibidos depoimentos de macro e microempresárias, artesãs e da secretária Caroline Balbino, bem como será feita a exibição do filme: “Estrelas Além do Tempo” que retrata as dificuldades e anseios de mulheres que lutam pelo seu papel de protagonismo. E após a exibição do filme: Momento “Be To Be”, haverá um espaço para as convidadas debaterem sobre sua vivência, seus projetos e interagirem entre si trocando experiências. As convidadas também vão conhecer a loja do Alagoas Feita a Mão, para descobrirem um pouco da história e talento dos nossos artesãos.