13/07/2023 16:49 | Assistência SocialAgricultura

Governo de Alagoas assegura apoio federal para fomento e assistência técnica aos agricultores afetados pelas chuvas

Secretária Carla Dantas e presidente da Emater, Moisés Leandro, estiveram reunidos com MDA e MDS em Brasília


Reunião da Seagri com Ministérios em Brasília

Ascom Seagri


Tatiane Gomes / Ascom Seagri

A secretária da Agricultura e Pecuária de Alagoas, Carla Dantas, esteve na quarta-feira (12), em Brasília, para definir as estratégias de fomento e assistência técnica aos cerca de 3.200 agricultores familiares afetados pelas chuvas com os Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). 


A parceria entre os governos estadual e federal tem sido importante para as famílias que ficaram desalojadas, desabrigadas ou isoladas, após as chuvas. “Essa ação é essencial para a inclusão produtiva dos agricultores em vulnerabilidade social, que tiveram perda em suas safras nos 33 municípios atingidos pelas chuvas. Eles terão um incremento a mais no Bolsa Família e maior apoio na assistência técnica da Emater. O governador Paulo Dantas tem dado respostas rápidas a toda população alagoana, incluindo as famílias que sobrevivem com o trabalho no campo”, ressaltou a secretária Carla Dantas. 


Na segunda-feira (10), em visita a Alagoas, o ministro Wellington Dias (MDS), ao lado do governador anunciou a possibilidade de financiamento especial, por meio do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os recursos, para agricultores que perderam suas safras em consequência das chuvas, não serão reembolsáveis, dessa forma, o agricultor não precisará devolver o dinheiro para o governo.


Também estiveram presentes o presidente da Emater Alagoas, Moisés Leandro, e o superintendente de Inclusão Produtiva da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), Yago Calheiros, as secretárias nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, do MDS, e de Agricultura Familiar e Agroecologia, Patricia Vasconcelos, do MDA.