03/11/2023 14:43 | Educação

Governo de Alagoas apoia evento internacional sobre Ciências da Informação

Edital para organização de eventos do programa Mais Ciência, Mais Futuro financiou programação para aproximadamente 200 pessoas

Willian Melo, Fábio Guedes, Alexandre Lima, Edvânio Duarte e Rosaline Mota no V SITI

João Monteiro / Ascom Fapeal

Naísia Xavier/ Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) marcou presença institucional e acadêmica no V Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação - V SITI, evento híbrido para pesquisadores de língua portuguesa e espanhola.

Com 180 inscritos presenciais, transmissão online de palestras seletas, apresentação de artigos e minicursos, o V SITI é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPCI Ufal). A ocasião foi financiada com recursos do Governo do Estado, por meio do Edital de Organização de Eventos que a Fapeal lança anualmente.

Na noite de abertura, terça-feira (1), o diretor–presidente da Fapeal, Fábio Guedes, ressaltou as ações da Fundação para apoiar a pesquisa na grande área de Ciências Humanas, de acordo com as suas necessidades específicas.

“Nós observamos que os critérios de avaliação da ciência brasileira divergem de área para área, por isso, em 2016, 2017, decidimos que faríamos editais públicos de auxílio à pesquisa, separando as áreas do conhecimento, e que as Ciências Humanas e Sociais teriam um edital próprio. Dessa forma, conseguimos atender a todas as áreas do conhecimento em Alagoas e, também, permitir com que não houvesse uma injustiça na avaliação das propostas”, declarou o gestor.

O professor Fábio Guedes apresentou, ainda, a disposição institucional em colaborar com a Ufal nas suas metas de internacionalização da pós-graduação (programas de mestrado e doutorado). “Precisamos ser agressivos nisso”, declarou, no contexto de que o critério internacionalização é, atualmente, o mais cobrado nas avaliações quadrienais que impactam diretamente nos recursos que os PPGS da Ufal, em franca expansão, recebem do Governo Federal. A próxima avaliação quadrienal deve ocorrer em 2024.

Já na quarta (2), um dos artigos apresentados foi escrito por três colaboradores da Fundação: o assessor executivo de gestão interna Georginei Neri, atualmente mestrando do PPGI; Luanna Melo, doutora em Ciências da Informação e Letícia Crisóstomo, MBA em marketing.

As atividades científicas do V SITI seguem até a noite desta sexta (3), no auditório do Centro de Inovações de Jaraguá. A mesa de abertura contou com as presenças da professora Rosaline Mota, docente do PPGI e coordenadora editorial da Fapeal e idealizadora do setor de arquivo da Fundação; do pró-reitor estudantil da Ufal, professor Alexandre Lima; do coordenador do PPGI, professor Edivânio Duarte e do professor William Melo, também docente do PPGCI e ex-colaborador da Fapeal, como bolsista de Relações Públicas.

A Fundação, atualmente, conta com mais duas Mestras em Ciências da Informação formadas pelo PPGCI, entre seus colaboradores: a biblioteconomista Elayne Teixeira, do setor de Arquivo, e a jornalista Tárcila Cabral, da assessoria de comunicação.

SAIBA MAIS

O Programa Mais Ciência, Mais Futuro é uma iniciativa do Governo de Alagoas, através da Secti e Fapeal. Lançado em abril de 2023, prevê investimentos de R$ 200 milhões até 2026. O edital de Auxílio à Organização de Eventos Científicos (AORC, R$600 mil) se encontra no aporte inicial de R$ 33 milhões, previsto para 2023; O valor engloba, também, outras formas de apoio a projetos científicos, bolsas de pesquisa, infraestrutura e equipamentos.