07/07/2023 18:26 | Planejamento e Gestão

Governo de Alagoas alinha projetos prioritários que farão parte do novo Plano Plurianual

Ações de escuta popular promovidas pelo Estado dão o ponto de partida para contemplar demandas da população de maneira mais ampla e democrática

Oficinas setoriais e escutas populares fundamentam a construção coletiva do PPA

Vitoria Patriota/ Ascom Seplag

Larissa Costa / Ascom Seplag e Letícia Rabêlo / estagiária sob supervisão

Após um grande processo de escutar popular, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), deu início, na quinta-feira (6), à segunda etapa de elaboração do Plano Plurianual (PPA). Esta fase consiste em alinhar com todos os órgãos estaduais, os projetos prioritários para o novo documento, que vai traçar as ações governamentais durante os próximos quatro anos.

Estes encontros, chamados de oficinas setoriais, acontecem a partir das demandas recolhidas da população, durante as ações de escuta promovidas pelo Governo, entre abril e junho deste ano. Para a segunda etapa da construção do PPA, foram designados dois técnicos por cada entidade. Eles serão responsáveis por atuar como pontos focais no levantamento de dados, para elaborar estratégias que darão diretrizes às ações governamentais por quatro anos.

Durante a reunião foram destacadas orientações fundamentais para o crescimento do plano. Uma delas foi a inclusão das ações do PPA no Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado (Siafe). O objetivo é garantir uma gestão mais eficiente e transparente com relação aos recursos destinados às políticas públicas.

“As oficinas setoriais representam etapa fundamental para a formulação de estratégias e políticas que irão encabeçar as ações do governo nos próximos anos. Essa construção coletiva fortalece nosso compromisso com a eficiência e transparência no atendimento às demandas da população. Isso permite que alcancemos resultados ainda mais significativos para Alagoas”, destacou o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino.

Escuta popular

De abril a junho deste ano, o Governo de Alagoas realizou, por meio da Seplag, ações de escuta popular para a elaboração do Plano Plurianual. Foram percorridas nove regiões administrativas do estado, com fóruns regionais, e realizadas quatro oficinas temáticas com assuntos específicos de discussão, para captar as demandas da sociedade. Paralelo a essas ações, a Seplag desenvolveu a plataforma PPA Online, ainda com a finalidade de incentivar a participação dos alagoanos no planejamento.

“Estamos empenhados em construir um PPA que reflita as necessidades e expectativas da população. E as oficinas setoriais representam mais um passo importante neste caminho. Ao ouvir os técnicos indicados por cada entidade, teremos a oportunidade de capturar uma visão abrangente das demandas e elaborar ações que promovam o progresso e a qualidade de vida dos alagoanos”, explica Genildo Silva, economista e superintendente de Planejamento e Políticas Públicas.