01/03/2023 19:12 | Direitos Humanos

POPRUA

Governo de Alagoas alinha ações para atendimento à população em situação de rua

Representantes de secretarias e órgãos estaduais, entidades da sociedade civil e do setor produtivo ouviram as demandas apresentadas pelo Comitê Pop Rua para fortalecer políticas de atenção


Pei Fon / Agência Alagoas


Rafael Maynard e Victor Brasil / Agência Alagoas

Representantes de secretarias e órgãos estaduais se reuniram na manhã desta quarta-feira (1º) para ouvir as demandas apresentadas pelo Comitê Gestor Intersetorial da Política Nacional para a População em Situação de Rua - PopRua. A reunião contou com a participação de integrantes de movimentos sociais, entidades da sociedade civil e do setor produtivo.


A secretária-chefe do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, afirmou que a reunião foi pautada pelo governador Paulo Dantas para ouvir as demandas da população em situação de rua e discutir subsídios à efetivação da política estadual de atendimento.



“Hoje foi um encontro produtivo para o fortalecimento das ações do Governo na atenção à população em situação de rua, a partir da avaliação das demandas apresentadas pelos movimentos representativos desses alagoanos, em articulação com o Comitê Pop Rua”, destacou.


Diante das pautas apresentadas, o Governo de Alagoas ficou de analisar, junto a instituições de pesquisa estaduais, os meios para fazer o levantamento da população em situação de rua no Estado, diagnosticando suas principais necessidades, de forma a garantir efetividade de serviços, programas e políticas estaduais de assistência a essas pessoas.



Um dos encaminhamentos propostos foi o direcionamento de vagas para atendimento a essa população na Casa de Direitos, o que irá facilitar a emissão de documentos essenciais como RG e CPF. A ação foi anunciada pelo secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, em consonância com uma das pautas levantadas pelo Movimento Nacional da População em Situação de Rua.


“De fato, eu acho que a Seprev, seja pelo Ronda no Bairro, pela Casa de Direitos ou pela Rede Acolhe, está pronta para seguir a determinação do Governo de Alagoas e se engajar também nessa participação para ajudar essa população que tanto precisa”, destacou o secretário Kelmann Vieira.




Rafael Machado, representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, destacou a importância do encontro e parabenizou o Governo de Alagoas pela iniciativa. “Nós, do movimento, saímos satisfeitos dessa reunião, na qual nos sentimos muito representados em trazer a nossa voz. Queremos agradecer ao governador Paulo Dantas por ter olhado essa pauta, trazido a população de rua para dentro do Palácio do Governo e por escutar essa população que tanto necessita”, disse.


Estiveram presentes na reunião a secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Maria Silva; o secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira; o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva; o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim; o defensor público-geral, Carlos Eduardo Monteiro; o delegado-Geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier; o deputado Ronaldo Medeiros; a presidente em exercício da OAB-AL, Natália Von Sohsten; o superintendente do programa Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva; a representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Danielle Novis e o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV-AL), Samuel Silva.