15/03/2024 10:19 | Relações Internacionais

Governo celebra Dia do Artesão com festival Alagoas Feita à Mão nesta terça (19)

Evento da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais terá atrações culturais e vai contar com a participação de artesãos populares e entidades representativas


Secretária Caroline Balbino reforça a importância da valorização do artesanato alagoano

Pei Fon - Agência Alagoas


Ascom Serfi

Para comemorar o Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, a Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), preparou uma programação com homenagens à categoria. O Festival Alagoas Feita à Mão acontece nesta terça-feira (19), no Sitio Varrelinha, no bairro Sítio São Jorge, em Maceió, a partir das 11h.

O evento terá atrações culturais e vai contar com a participação de artesãos populares e entidades representativas cadastradas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro do Governo Federal (Sicab), numa parceria com o Sebrae-AL. 

Para a secretária de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Caroline Balbino, a ação que homenageia os artesãos alagoanos é mais uma forma de valorização de uma categoria que eleva as potencialidades do artesanato local.

“O Festival Alagoas Feita à Mão tem como objetivo oferecer aos nossos artesãos um dia de lazer, promovendo um sentimento de valorização e reconhecimento ao trabalho que fortalece o cenário da arte alagoana. O Alagoas Feita à Mão coordena e apoia a produção e comercialização do artesanato alagoano, um dos mais reconhecidos dentro de fora do país”, destaca a secretária. 

Criado em 2015, o programa Alagoas Feita à Mão é uma iniciativa que tem contribuído decisivamente para elevar a qualidade do artesanato local. Atualmente, estão cadastrados no Sicab 17 mil artesãos.

“Esses números colocam Alagoas em segundo lugar entre os estados com o maior contingente de artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, e isso reflete positivamente nas iniciativas promovidas pelo programa, incluindo a participação do artesanato alagoano em feiras de caráter nacional e internacional. Um número bastante expressivo que traduz tudo isso é os R$ 7 milhões em peças artesanais locais vendidas desde a criação do programa”, ressalta Caroline Balbino.