29/03/2022 17:05 | EducaçãoGestão e Finanças

Governo autoriza creche CRIA em São Miguel dos Milagres e entrega equipamentos no Litoral Norte

Paripueira e Passo de Camaragibe também foram contemplados com caminhão-pipa, patrol e compactadora

Marco Antônio

Secom Alagoas

A cidade de São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte de Alagoas, será mais um município beneficiado pelo programa Creches CRIA. O governador Renan Filho assinou, nesta terça-feira (29), a autorização para a construção da unidade, que vai beneficiar 200 crianças de 0 a 3 anos. Em todo o estado, o programa construirá 200 creches, das quais quatro foram recentemente inauguradas.

O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 4 milhões na construção da creche. Ao todo, serão investidos mais de R$ 800 milhões nas duzentas unidades, que vão empregar 8 mil profissionais quando começarem a funcionar.

Ao lado dos prefeitos Jadson Lessa, de São Miguel dos Milagres, Ellisson Santos, de Passo do Camaragibe, e Abrahão Moura, de Paripueira, o governador também entregou equipamentos do programa Fortalece Alagoas, que beneficia todas as 102 cidades alagoanas com a distribuição de mil máquinas para estruturar as administrações municipais. As cidades receberam, cada uma, uma patrol, um caminhão-pipa e um compactador.

“Caminhões compactadores, por exemplo, facilitam a coleta de lixo. Não é moleza coletar os resíduos numa cidade turística como São Miguel dos Milagres, que tem uma população flutuante grande, com hotéis e pousadas que geram muito lixo pela capacidade hoteleira. O volume de resíduos é muito grande e as cidades recebem os recursos com base na sua população, que é pequenininha. Já cheguei a alugar caminhão para ajudar a prefeitura no período do verão”, disse Renan Filho.

“Um equipamento como esse tira a prefeitura do aluguel, e ela passa a investir o dinheiro para fortalecer a merenda dos estudantes, pagar o salário dos servidores em dia, comprar remédios”, ressaltou o governador.

O Governo do Estado tem investido forte na região do Litoral Norte, um dos principais destinos turísticos dentro do estado, com a construção do Aeroporto de Maragogi, um investimento de R$ 120 milhões, a rodovia que ligará a litorânea Barra de Santo Antônio à praia de Barra de Camaragibe, diminuindo em 35 km a distância entre a capital, Maceió, e a Rota Ecológica dos Milagres; a reconstrução e implantação de outras estradas; além do esgotamento sanitário de cinco cidades da região, que tem aporte de meio bilhão de reais.

“Tudo isso vai trazer novos empreendimentos para a região. Um exemplo é o [resort] Vila Galé, que está sendo construído na Barra de Santo Antônio e muita gente daqui, com a rodovia de Barra a Barra e a nova ponte, vai trabalhar lá”, finalizou Renan Filho.