07/05/2024 14:52 | Planejamento e Gestão

Governo apresenta à população ações previstas no Plano Plurianual para os próximos quatro anos

O PPA, construído ano passado com as metas do governo, será apresentado à sociedade em devolutivas marcadas para maio e junho

Povos originários também foram contemplados no PPA

Agência Alagoas

Larissa Costa/ Ascom Seplag

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), irá prestar contas à população nos meses de maio e junho sobre as propostas inseridas no Plano Plurianual (PPA). O documento, que traça os principais planos e metas governamentais por um período de quatro anos, foi construído ano passado com a participação de alagoanos dos 102 municípios. As devolutivas já têm início nesta quarta-feira (08), na Câmara Municipal de Delmiro Gouveia. A programação também inclui Penedo, União dos Palmares e Palmeira dos Índios.

Conforme explica a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, as devolutivas são momentos importantes para verificar a eficácia dos objetivos estabelecidos no PPA. Ainda segundo ela, a apresentação do Governo para a população inclui a análise de indicadores e resultados, a identificação de eventuais desvios em relação às metas e a adoção de medidas corretivas, se necessário.

“As devolutivas do PPA são parte do compromisso da gestão do governador Paulo Dantas em promover transparência, participação e engajamento da sociedade civil no desenvolvimento das políticas públicas. Quanto mais a população participa, mais êxito o governo tem em criar ações, projetos e políticas que atendam de maneira mais assertiva as necessidades dos alagoanos”, destaca Paula Dantas.

Este mês, as devolutivas acontecerão nas seguintes datas: Delmiro Gouveia no dia 8 e Palmeira dos Índios no dia 15. Já em Penedo e União dos Palmares, os encontros serão no mês de junho. Os eventos acontecerão nas câmaras municipais e serão abertos à participação popular. Órgãos governamentais envolvidos no PPA, pesquisadores, estudantes e sociedade civil organizada, como ONGs, associações e sindicatos, também poderão participar.

PPA

Ano passado, a Seplag construiu e entregou ao governador Paulo Dantas o relatório do Plano Plurianual (PPA).  Durante a construção do documento, a Secretaria de Planejamento realizou ações de escuta popular. Foram percorridas as nove regiões administrativas do estado, com fóruns regionais, e realizadas sete oficinas temáticas com assuntos específicos de discussão para captar as demandas da sociedade. O governo debateu junto à população assuntos como gênero, raça, juventudes, sociedade digital, cooperativismo, economia solidária, saúde, educação e segurança pública.