01/12/2022 17:52 | Saúde

Governo amplia vacinação contra Covid-19 para crianças de seis meses a menores de 3 anos sem comorbidades

Medida aprovada durante reunião do Grupo Técnico Científico de Combate à Covid-19 passa a valer em todo Estado a partir desta sexta (2)


Grupo Técnico avaliou situação epidemiológica da Covid-19 e reforçou uso da máscara

Olival Santos / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), ampliou a vacinação contra a Covid-19 para crianças acima de seis meses a menores de três anos, sem comorbidades. A medida, que passa a valer a partir desta sexta-feira (2) em todo Estado, foi aprovada nesta quinta-feira (1), durante a reunião do Grupo Técnico Científico (GTC) de Combate à Covid-19, ocorrida na sede da pasta, no bairro Jaraguá, em Maceió.

 

A Pfizer Baby foi disponibilizada aos municípios no dia 16 de novembro e, até então, estava sendo direcionada exclusivamente para as crianças imunossuprimidas. E, para garantir a eficácia e segurança da vacinação desse público, a Sesau capacitou os Coordenadores de Imunização e de Atenção Básica dos 102 municípios alagoanos sobre a aplicação do imunizante.

 

O chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas, infectologista Renee Oliveira, explica que a ampliação tem o objetivo de proteger todas as crianças, independente de elas serem ou não imunossuprimidas. “Achamos importante ampliar a vacinação, pois nosso foco é proteger todas as pessoas, inclusive as crianças”, esclareceu.

 

Alerta aos Pais

 

O infectologista reforça a importância de os pais e responsáveis se conscientizarem sobre a necessidade da imunização dos pequenos. “O Ministério da Saúde disponibilizou para nosso Estado uma quantidade pequena para vacinarmos as crianças que têm problemas de saúde importantes, como as que fazem tratamento oncológicos, que possuem microcefalia, síndrome de Down, entre outros. Mas, com a ampliação do público-alvo, apelamos para que confiem nas vacinas e protejam as crianças contra a Covid-19”, destacou Oliveira.

 

Durante a reunião, o uso obrigatório de máscara em ambientes fechados também foi recomendado. “A taxa de transmissão da Covid-19 está altíssima. As pessoas estão pegando o vírus de uma maneira muito fácil e transmitindo também, principalmente, em ambientes fechados. Nossa sugestão é adotem o uso obrigatório da máscara e incentivem os cuidados contra o coronavírus”, salientou o infectologista.

 

As medidas foram determinadas pelos infectologistas e técnicos da Central Estadual de Regulação de Leitos, do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Superintendência de Atenção à Saúde (Suas) e pelos gestores da Rede Assistencial, formada por hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, todas as medidas adotadas se baseiam nos dados epidemiológicos divulgados diariamente pela Sesau e que podem ser monitorados por toda população, por meio do site https://www.saude.al.gov.br/covid-19/.

 

“Essas ações são importantes para que a população esteja melhor assistida e para que possamos deixar todos protegidos. Mas, claro, que elas poderão ser moldadas de acordo com as alterações que ocorram no quadro epidemiológico durante as análises do Grupo Técnico Científico”, afirmou o secretário.