12/04/2023 12:55 | Agricultura

Governador se reúne com movimentos sociais para discutir agenda de assentamentos no campo

Durante encontro, Paulo Dantas enfatizou importância de segmento para o desenvolvimento econômico e social do Estado

Governador Paulo Dantas ressaltou diálogo e parceria com movimentos sociais na contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Estado

Marco Antônio/ Agência Alagoas

Fábia Assumpção/Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas reuniu-se na manhã desta quarta-feira (12) com integrantes do movimento social Sem-Terra para discutir o andamento dos processos de aquisições de terras no estado para fins de assentamento de famílias de agricultores familiares.  No encontro, ocorrido no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, foram apresentados os avanços nos processos de assentamentos de famílias de agricultores Sem-Terra, a exemplo da Fazenda Bota Velha, em Murici, onde o governo do Estado efetuou o pagamento de R$ 6, 6 milhões para divisão de lotes com famílias integrantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

“Essas reuniões deixam claro para a sociedade que o Governo de Alagoas é parceiro dos movimentos sociais pela contribuição que dão para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, destacou Paulo Dantas.  “Queremos criar condições para que os movimentos sociais possam ter acesso à tecnologia e direito à terra e por isso é importante a aproximação do governo com vocês”,  acrescentou o governador.

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, destacou na reunião os investimentos que o governo do Estado realizou nesses primeiros 100 dias de governo para ampliação da estrutura administrativa do órgão, com reforço no quadro de profissionais e melhorias de condições de trabalho. “É importante entender a importância da agricultura familiar para a economia do estado e para que ela se desenvolva é preciso contar com a assistência do governo”, ressaltou Silva.

O coordenador da CPT, Carlos Lima, agradeceu o empenho do governo estadual para a regularização da propriedade de áreas consideradas emblemáticas para assentamentos de famílias sem-terra. “Muitas das áreas consideradas emblemáticas para o assentamento de famílias de agricultores sem-terra estão com a situação resolvida, graças ao esforço do governo, que não deve ter medo de se reunir com os movimentos sociais”, afirmou  Lima, lembrando a importância desse esforço do governo para garantir a pacificação do campo.

A secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, disse que o governo criou um Comitê de Reforma Agrária, que tem se reunido periodicamente para discutir o andamento das pautas dos movimentos sociais.

Também participaram da reunião a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, que vem discutindo com os movimentos as pautas relacionadas à agricultura familiar e o secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Gabriel Nepomuceno, que vem conduzindo os processos de pagamento das terras desapropriadas para fins de reforma agrária no Estado.