07/04/2022 14:39 | SegurançaDireitos Humanos

Governador recebe reivindicações para aperfeiçoar plantão noturno da Casa da Mulher Alagoana

Kléver Loureiro assegurou que tomará providências para que o projeto de lei que institui o Serviço Voluntário de Policiais Civis seja encaminhado com urgência à ALE

Projeto que cria o Serviço Voluntário de Policiais Civis permite que agentes e delegados possam dar plantão noturno com remuneração

Pei Fon

Fábia Assumpção

O governador Kléver Loureiro se reuniu na manhã desta quinta-feira (7) com a coordenadora da Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira, Érika Lima, e a delegada titular da Delegacia Especializada de Direito da Mulher, Rozimeire Chaves, para discutir o aperfeiçoamento do plantão noturno da Casa. A reunião ocorreu no Palácio República dos Palmares e contou com a participação da primeira-dama Silvana Loureiro.

Durante a reunião, a coordenadora da Casa da Mulher Alagoana pediu ao Poder Executivo o envio à Assembleia Legislativa de Alagoas do projeto de lei que institui o Serviço Voluntário de Policiais Civis, para que agentes e delegados que já tenham cumprido a carga horária de 40 horas semanais possam dar plantão noturno com recebimento de remuneração. De acordo com Érika Lima, com o Serviço Voluntário, a Casa da Mulher Alagoana poderia ganhar o reforço de policiais civis no período noturno para o registro de Boletim de Ocorrência de mulheres vítimas de violência. “Hoje, se uma mulher for até a Casa no período noturno, receberá toda a assistência necessária, mas terá que esperar para fazer o Boletim de Ocorrência no outro dia”, explicou.

A coordenadora também reivindicou um apoio maior dos guardas-municipais no atendimento das mulheres vítimas de violência, nos plantões noturnos, enquanto aguardam a chegada de guardas judiciários. A titular da Delegacia Especializada da Mulher, delegada Rozimeire Chaves, afirmou que o projeto de Serviço Voluntário vai dar condições para o funcionamento das delegacias plantonistas especializadas da mulher. “Alagoas é um dos estados com maior número de mulheres vítimas de feminicídio”, pontuou a delegada.

O governador Kléver Loureiro assegurou que tomará às providências necessárias para que o projeto de lei que institui o Serviço Voluntário de Policiais Civis seja encaminhado em regime de urgência para a Assembleia Legislativa. Ressaltou que também entrará em entendimento com a Prefeitura de Maceió para que os guardas municipais possam dar esse apoio no atendimento de mulheres vítimas de violência e garantir a presença de guardas judiciários no período noturno.