09/02/2023 17:28 | Educação

Governador recebe alagoano medalhista de ouro na Olimpíada de Física 2022

Pedro Alexandre foi o único do Estado a alcançar o topo do pódio na edição da OBFEP de 2022

Medalhista de ouro da OBFEP 2022 da rede estadual de ensino foi recebido pelo governador Paulo Dantas

Pei Fon / Agência Alagoas

Rafael Maynart / Agência Alagoas

O investimento na Educação é uma das prioridades do governador Paulo Dantas, que, na manhã desta quinta-feira (09), recebeu o aluno do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes - Unidade Agreste, Pedro Alexandre, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. Ele foi o único alagoano a alcançar o topo do pódio na edição da OBFEP de 2022. A segunda fase das provas ocorreu em novembro do ano passado e contou com a participação de 427 estudantes alagoanos.

Ao lado do deputado estadual Bruno Toledo, o governador parabenizou Pedro Alexandre pela conquista, além de garantir que os programas do Estado vão continuar, bem como novos programas de incentivo serão lançados este ano, a exemplo do ‘Daqui Para o Mundo’, que possibilita a oportunidade de estudantes alagoanos de realizarem intercâmbio no exterior.

“Pedro, você é um orgulho para todos nós. Fiquei feliz quando soube da sua premiação e que o Estado foi um grande incentivador para este resultado, principalmente por ser inscrito nos nossos programas, como Escola 10 e o Aluno Mentor. São resultados assim que nos deixam felizes em poder continuar trabalhando cada vez mais. Esse é um resultado concreto de que investir na educação dá resultados”, disse o governador Paulo Danta, ao garantir que o Estado irá apoiá-lo para continuar a preparação para as próximas Olimpíadas.

Pedro Alexandre tem 16 anos e já foi medalhista duas outras vezes. Conquistou a prata na OBFEP 2021 e, no mesmo ano, ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Ele agradeceu ao governador pelos incentivos e programas que auxiliam cada vez mais os estudantes.

“Agradeço pelos investimentos que o senhor fez na educação. Os programas que incentivam os alunos foram essenciais para que eu conseguisse alcançar esses resultados. Com o Escola 10 e o Aluno Mentor pude comprar livros específicos, investi na minha preparação para que alcançasse esse resultado. Minha meta agora é tentar fazer a prova do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e, quem sabe, em algum instituto no exterior”, destacou.

Pedro estava acompanhado de sua mãe, Suely Campos, a quem ele classifica como sua grande incentivadora. Ele informou que no próximo sábado (11) irá realizar a prova da OBFEP 2023, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.

O programa, que em 2010 aconteceu em caráter de projeto-piloto nos estados de Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo e, em 2011, nesses estados mais o Maranhão e Mato Grosso, vem acontecendo anualmente desde 2012, em nível nacional. São premiados, estudantes, escolas e professores; os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Em Alagoas, a Olimpíada é coordenada pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretarias Municipais de Educação (Semeds) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Noventa e oito escolas públicas se fizeram presentes na primeira etapa da Olimpíada no estado, realizada em agosto de 2022. Ao todo, 28.176 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio se inscreveram na competição.

Segundo dados da coordenação estadual da OBFEP, em 2022, Alagoas foi o segundo estado do Brasil e o segundo do Nordeste com o maior número de estudantes cadastrados na primeira fase da Olimpíada, ficando atrás apenas do Ceará. Dos 28.176 inscritos, 21.869 foram alunos da rede estadual, o que equivale a, aproximadamente, 78% de todos os inscritos na competição. Além disso, das 98 escolas participantes na primeira etapa, 84 foram da rede estadual, o que representa 86% das instituições cadastradas no evento.