09/02/2023 17:19 | Desenvolvimento Econômico

DESENVOLVIMENTO & COMÉRCIO

Governador Paulo Dantas prorroga incentivos fiscais para indústria de alimentos em Alagoas

Localizada no município de Limoeiro de Anadia, empresa Popular Alimentos gera cerca de 1200 postos de trabalho, entre colaboradores diretos, indiretos e terceirizados

Embaladora Girleide, 48 anos, que exerce suas funções na Popular Alimentos desde 1985

Ascom Sedics

Raphael Silva*

O Governo de Alagoas prorrogou, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), os incentivos fiscais para a indústria Popular Alimentos, localizada no município de Limoeiro de Anadia, a 112km da capital alagoana. O anúncio foi feito na quarta-feira (8) pelo governador Paulo Dantas.

A Popular Alimentos, uma das mais importantes e atuantes empresas do setor alimentício do Nordeste, oferece ao mercado produtos diversificados nas linhas fast food, forno e fogão e sobremesas, contando com sua unidade produtiva mais ampla no município de Limoeiro de Anadia, e sua unidade administrativa em Arapiraca.

Ao todo, foram investidos pela empresa cerca de R$ 25 milhões em Alagoas desde 2006, estimulando a geração de mais de 1200 postos de trabalho, entre colaboradores diretos, indiretos e terceirizados, com a expectativa de ampliação para 296 postos diretos de trabalho nos próximos cinco anos.

Para obter a prorrogação de incentivos, a indústria investiu cerca de R$11,5 milhões, garantindo uma expansão no seu parque fabril que corresponde a um aumento anual de 10,51% na sua capacidade instalada, gerando assim novos ganhos de escala e ampliação do mercado.

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, Alagoas segue com o compromisso de criar as melhores condições para que o setor produtivo se desenvolva, gerando emprego e renda para os alagoanos.

“A Popular Alimentos já é uma parceira antiga de Alagoas, que vem apostando e investindo no nosso estado ao longo dos últimos anos, gerando oportunidades para os alagoanos que vivem na região do Agreste. Na Sedics seguiremos trabalhando para proporcionar um ambiente de negócios favorável, facilitando a expansão das indústrias que já estão em Alagoas, além de seguirmos prospectando novos negócios para o estado, apostando também na interiorização do desenvolvimento”, pontua a secretária.

Prodesin Moderno

Os benefícios concedidos pelo Governo de Alagoas integram as ações do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin) que, em 2016, sofreu uma modernização e passou a oferecer a redução de 92% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados. Ganharam também diferimento no ICMS, os bens destinados ao ativo fixo, a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural.

*Sob supervisão