02/06/2022 11:33 | Saúde

Governador Paulo Dantas inaugura UCI do Hospital da Mata nesta quinta-feira (2)

Equipamento beneficiará mais de 200 mil pessoas é destinado ao atendimento de recém-nascidos; além de União dos Palmares, beneficiará Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje

UCI do Hospital Regional da Mata beneficiará mais de 200 mil pessoas de vários municípios da região

Carla Cleto/ Sesau

Suely Melo/ Sesau

O Governo do Estado inaugura nesta quinta-feira (2), às 14h, a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Regional da Mata (HRM), no município de União dos Palmares. O evento contará com a presença do governador Paulo Dantas.

As UCIs são serviços hospitalares de Médio Risco, destinados ao atendimento de recém-nascidos que necessitam de uma assistência contínua, porém com menor complexidade que o Alto Risco. A nova unidade beneficiará aproximadamente 214 mil habitantes da III Região de Saúde, formada pelos municípios de União dos Palmares, onde está localizada, além de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje.

A UCI Neonatal do Hospital Regional da Mata, que irá ampliar a assistência à saúde infantil, possui 10 leitos equipados para atender ao paciente recém-nascido, até os 28 dias de vida. Pacientes com mais de 28 dias e menos de 45 dias poderão receber atendimento no hospital após avaliação clínica.

O HRM – O HRM foi inaugurado em outubro de 2020 e oferta 123 leitos, distribuídos em clínica médica, pediatria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, leito de UTI Pediátrica e cirúrgica. Além disso, conta com o Centro de Referência para exames laboratoriais e de imagem. Desde sua inauguração até abril de 2022, o Hospital Regional da Mata realizou 81.198 atendimentos nas especialidades de clínica médica, ortopedia, pediatria, cirurgia geral, atendimento para Covid-19 (adulto e pediátrico) e síndrome gripal, com registro de 5.656 internações e 2.464 cirurgias. Além disso, o Centro de Referência realizou 331.372 exames laboratoriais, 12.432 tomografias e 27.448 de raios-X .