20/05/2023 10:28 | EducaçãoPrimeira Infância

Governador Paulo Dantas inaugura Creche CRIA em Mata Grande

Este é o 35º equipamento construído e entregue no estado

Durante o Governo Trabalhando no Alto Sertão, o governador Paulo Dantas fez a entrega do equipamento construído em Mata Grande

Rodrigo Marinho / Ascom Secria

Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

É comprovado cientificamente em estudo realizado pelo Nobel de Economia e referência no tema, James Heckman, que a melhor fase para o investimento em educação infantil é na primeira infância. Por isso, o Governo de Alagoas vem investindo na construção de creches em todo o estado e, na sexta-feira (19), durante o Governo Trabalhando no Alto Sertão, o governador Paulo Dantas fez a entrega do equipamento construído em Mata Grande.

A creche de Mata Grande, a 35ª entregue pelo governo, atenderá cerca de 200 meninos e meninas em dois turnos, com uma estrutura moderna e planejada para abranger todas as necessidades das crianças do município. O formato das salas é dividido de acordo com a idade da criança e o investimento em cada unidade de uma Creche CRIA é de R$ 4,5 milhões de reais, com recursos do Tesouro Estadual.

"Esse equipamento é uma oportunidade muito especial para nós acolhermos 200 crianças; para gerarmos emprego e oportunidade para quem trabalha na área da educação; para levarmos amor, carinho, boa alimentação, merenda; e, também, conhecimento e qualificação. É por meio da educação que a gente emancipa nossa gente, que a gente tem condições de reivindicar os nossos direitos", disse o governador.

Paulo afirmou ainda que em todos os dias do seu mandato dará prioridade total à educação em Alagoas. "Também vamos coordenar políticas públicas voltadas para a primeira infância e para o ensino fundamental, para que nós tenhamos a torneira do analfabetismo fechada. Para que a gente não permita que as nossas crianças sigam sem serem alfabetizadas". E foi por isso que criamos o ICMS Educação, que destaca, basicamente, que o município que alfabetizou arrecada mais dinheiro. Não alfabetizou o município perde dinheiro. Então, remunera pelo serviço de qualidade que leva por meio da educação", completou.

O prefeito Erivaldo Mandú agradeceu ao governador por realizar o sonho da população de Mata Grande, que queria uma creche Cria no município. "É um sonho que estamos realizando. O Paulo trouxe hoje um presente para a população de Mata Grande. Nós já temos 150 alunos matriculados. Então, é de grande importância esse equipamento, para transformarmos a educação de Mata Grande".

A secretária Extraordinária da Primeira Infância, Paula Dantas, agradeceu a cada funcionário que ficará responsável pelo funcionamento da creche, citando diretores, merendeiras, porteiros e pedagogas.

"Sabemos que só a entrega da creche não é suficiente. A Secretaria da Primeira Infância, além de entregar o equipamento físico, também vai trazer outros projetos aqui para a creche do município, como capacitação de primeiros socorros, higiene bucal, campanhas de combate à violência contra a criança".

O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, lembrou que a sexta-feira foi uma verdadeira maratona. "Uma maratona de demonstrações de desenvolvimento para Alagoas, de carinho para com o nosso povo alagoano".

"Estamos entregando mais uma creche Cria, que é um equipamento fundamental para combater, de forma efetiva, talvez um dos maiores cânceres da sociedade, o analfabetismo. É na primeira infância que a gente vai conseguir estagnar o analfabetismo. O governador determinou que na primeira infância e na primeira e segunda séries do fundamental iremos fazer uma intervenção de alfabetização de forma efetiva, em parceria com os 102 municípios e o estado, capitaneando essa ação fundamental para o nosso futuro".

Esta é a primeira fase do programa. Outras 80 unidades estão sendo construídas com investimento de aproximadamente R$ 350 milhões em todo o estado. Até o final da execução do Programa Creche CRIA, mais de R$ 805 milhões serão injetados e, futuramente, 8 mil empregos diretos e permanentes serão gerados com a inauguração das 200 unidades em Alagoas.