17/05/2022 14:50 | Educação

Governador Paulo Dantas garante permanência de professores monitores nos quadros do Estado

Professores contratados vão atuar no programa de recomposição de aprendizagem dos alunos da rede pública Estadual


Governador Paulo Dantas esteve reunido com professores monitores da educação nesta terça-feira

Pei Fon


Fábia Assumpção/ Secom

O governador Paulo Dantas assegurou, nesta terça-feira (17), a permanência dos professores monitores, com contratos temporários, nos quadros do estado. Esses profissionais serão aproveitados nas ações de recomposição de aprendizagem para enfrentamento dos impactos causados aos estudantes da rede pública pela pandemia da Covid-19. 

O governador firmou esse compromisso durante o lançamento do Plano de Ação para recomposição da aprendizagem na rede pública estadual, em reunião com a participação da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, e de cerca de 200 professores monitores, no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. Havia a preocupação de que cerca de dois mil professores, que teriam os contratos encerrados até o dia 31 de maio, fossem dispensados com a chegada dos professores aprovados no último concurso público realizado pelo Estado.

O Plano de Ação de recomposição de aprendizagem começa a ser aplicado em todas as escolas da rede estadual a partir de junho e será composto por quatro novos programas da Educação: o Progressão Parcial, Foca no Enem, Professor Eventual e o LAP (Laboratório de Apoio Pedagógico).  Essas ações visam recuperar o nível do ensino e a aprendizagem nas unidades escolares de toda a rede pública de ensino de Alagoas, um dos primeiros estados do Brasil a lançar ações para reverter os prejuízos à aprendizagem dos alunos em tempos pandêmicos.


 “Eu fiz essa reunião para garantir, pessoalmente, a permanência de vocês, professores monitores”, enfatizou o governador Paulo Dantas.  Ele salientou a importância desses professores para incentivar os alunos que estão concluindo o Ensino Médio, principalmente os que estão no terceiro ano, que são aproximadamente mais de 30 mil estudantes, para que consigam passar no Enem. “É fundamental que esses estudantes tenham um reforço e tenham uma aprendizagem melhor nessa reta final. E o Foca no Enem será fundamental para isso”, destacou Dantas.

O governador lembrou o fato histórico de o Estado de Alagoas ser o único no país que entregou um kit de material didático para todos os alunos do Ensino Médio. “Queremos anunciar e garantir para vocês, professores contratados, que o professor mentor vai continuar. Contem com meu trabalho, com minha determinação, e estaremos à disposição para tirar qualquer dúvida que vocês tiverem”, reforçou o governador.

Paulo fez ainda questão de destacar o empenho da equipe técnica da Seduc nos últimos sete anos para melhorar os índices da educação no Estado. “Vocês são responsáveis por promover a maior transformação na educação em Alagoas nos últimos anos. Alagoas foi o Estado que teve bom desempenho em todas as áreas e queremos que isso continue, falou.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, enfatizou a importância da permanência dos professores monitores que irão atuar nesse período de transição, para acolhimento dos novos professores, já que a maioria é de outros estados ou nunca atuaram em sala de aula. “Os professores monitores vão atuar nas quatro frentes estabelecidas pela Seduc para recomposição de aprendizagem”.

Impacto da Pandemia

O Secretário-Executivo da Secretaria de Estado de Educação, José Márcio, fez uma explanação sobre os impactos causados pela pandemia e as estratégias que vêm sendo estudadas pela área da educação, desde 2020, para reverter os prejuízos provocados na aprendizagem dos alunos da rede pública.

Segundo ele, o maior impacto foi à perda de cerca de 30 mil alunos, que deixaram de participar das atividades remotas. Para o enfrentamento dessa situação, a Seduc trabalhou em três eixos: acolhimento psicossocial-emocional; a permanência dos alunos, com estratégias para trazê-los de volta, e a implantação do Bolsa Escola 10. “Essas estratégias trouxeram não só os 30 mil alunos que haviam saído da escola, mas a matrícula de mais 30 mil alunos na rede”, pontuou José Márcio.


“Hoje, estamos efetivamente começando a caminhada de recomposição, com esses quatro grandes programas para recomposição da aprendizagem dos alunos da rede pública estadual”, observou José Márcio. Na tarde desta terça-feira, os técnicos da Seduc participarão de uma live para explicar como serão efetivados os programas de recomposição da aprendizagem que começam a ser executados a partir de junho.

Ele acentuou que todas as escolas da rede também terão um quadro de professor eventual, com carga horária definida, além do Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP), que visa estabelecer turmas de reforços. “Será um laboratório em que o professor vai ter uma relação direta com os componentes curriculares de sala de aula e, a partir da identificação de deficiência em sala de aula, esses alunos serão encaminhados para o laboratório para trabalho mais pontual e específico com professores temporários”, finalizou José Márcio.

O vice-presidente do Sindicato dos Professores Contratados do Estado de Alagoas, Reno Gomes, agradeceu ao governador pela manutenção dos professores monitores nos quadros. Segundo ele, hoje são mais de oito mil professores temporários na rede pública estadual, que estavam preocupados em ficar desempregados com a chegada dos professores aprovados em concurso público. “Esses professores estiveram na linha de frente durante o período de pandemia”, lembrou.