12/01/2024 09:27 | Educação

Governador Paulo Dantas empossa gerentes especiais de educação na terça-feira

Gestores desempenham papel indispensável para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem na rede estadual de ensino


Gerentes vão atuar como articuladores entre Secretaria de Educação, escolas e municípios

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Thais Florino* / Ascom Seduc

O governador Paulo Dantas vai empossar, em solenidade na próxima terça-feira (16), a partir das 11h, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, os 13 novos gerentes especiais de educação que assumem para o biênio 2024-2025. Escolhidos após processo seletivo que reuniu cinco etapas, os gestores vão desenvolver diversas atividades no âmbito da rede estadual de ensino, contribuindo de forma decisiva para a garantia de uma educação de qualidade.

 

Após a inscrição, cada candidato passou pela análise de currículo. Eles também apresentaram um estudo de caso e um plano de gestão, sendo entrevistados, ao término do processo, por comissão instituída pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 

As Gerências Especiais de Educação (GEEs) são mini representações da Seduc em todo o estado. Desde 2015, o Governo de Alagoas valoriza e reconhece o trabalho desenvolvido por gestores de escolas que obtêm bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e experiências exitosas de gestão escolar.

 

Cada gerente é responsável por realizar a formação continuada de professores e gestores, entre outras ações voltadas à melhoria do desempenho escolar. Ele atua como uma ponte entre o Estado e os municípios, fortalecendo o regime de colaboração e garantindo a implementação das políticas educacionais.

 

George Sena é um dos professores da rede estadual escolhidos para a missão. Ele vai assumir a 7ª GEE, com sede em União dos Palmares, e garante já ter assimilado tamanha responsabilidade. “O gerente especial de educação é o elo entre as escolas da rede estadual e as secretarias municipais de educação, e essa relação é fundamental no sentido de assegurar avanços significativos para cada região do estado, planejando e executando ações efetivamente capazes de transformar vidas”, afirma o gerente.

 

Já Elyda Cristina, gerente da 2ª GEE, de São Miguel dos Campos, reforça o alcance do trabalho desenvolvido por todos os que fazem a Educação estadual, destacando iniciativas como o Cartão Escola 10, maior programa de combate à evasão escolar da história de Alagoas e que já inspirou, inclusive, o governo federal. “Políticas públicas como esta vêm impactando positivamente milhares de pessoas, o que nos motiva a trabalhar cada vez mais e melhor pelos alagoanos”, atesta a gestora.

 

Na mesma solenidade, governador e secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, também irão homenagear os 13 ex-gerentes que estão deixando os cargos, como forma de reconhecer a contribuição de cada profissional nos dois últimos anos.

 

Confira, abaixo, a lista dos novos gerentes especiais de educação:

 

1ª GEE – MACEIÓ, ANNE KELLY FERREIRA MARTINS;

 

2ª GEE – SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, ELYDA CRISTINA OLIVEIRA DOS SANTOS;

 

3ª GEE – PALMEIRA DOS ÍNDIOS, CLAUDEAN VITORINO FERRO MACHADO;

 

4ª GEE – VIÇOSA, MARCELO FRANCISCO DA SILVA;

 

5ª GEE – ARAPIRACA, WANESSA PADILHA BARBOSA NUNES;

 

6ª GEE – SANTANA DO IPANEMA, WASHINGTON ROBERTO     DA SILVA;

 

7ª GEE – UNIÃO DOS PALMARES, GEORGE ARAÚJO BARBOSA DE SENA;

 

8ª GEE – PÃO DE AÇÚCAR, MARIA MARGARIDA GOMES DA SILVA;

 

9ª GEE – PENEDO, ANA MARIA VIEIRA MOURA MELO;

 

10ª GEE – PORTO CALVO, AURITA SIMONE DA ROCHA SOUZA;

 

11ª GEE – PIRANHAS, MÉRCIA RAQUEL SANTOS BRITO;

 

12ª GEE – RIO LARGO, DIEGO BENEDITO MORAES SANTOS;

 

13ª GEE – MACEIÓ, TACIANA GOMES FERREIRA DA SILVA.


*Sob supervisão.