04/11/2022 13:23 | Institucional

Governador Paulo Dantas anuncia comissão de transição para o próximo mandato

Em entrevista coletiva à imprensa, chefe do Executivo também anunciou o pagamento do 13º salário dos servidores até o dia 15 de dezembro


Paulo Dantas confirmou projetos em andamento e adiantou ainda algumas novidades para a próxima gestão

Marco Antonio / Agência Alagoas


Fábia Assumpção - Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas anunciou na manhã desta sexta-feira (4), em entrevista coletiva à imprensa, a comissão de transição que ficará responsável pela elaboração de um diagnóstico da situação atual do governo e definir as principais diretrizes para a sua próxima gestão.

O grupo de trabalho será composto pela secretária do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata Santos (presidente); pela secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; pelo secretário da Fazenda, George Santoro; pela procuradora-geral do Estado, Samya do Amaral Suruagy, e pela coordenadora-geral de Governança, Poliana Santana. “Eles irão manter contato com a equipe de transição do presidente do Lula, para que as ações do governo estadual possam estar alinhadas com as que serão estabelecidas pelo governo federal”, ressaltou o governador.


Paulo Dantas adiantou que o novo secretariado de governo deverá ser anunciado até meados de dezembro, mas reafirmou a intenção de ampliar a quantidade de mulheres nos cargos de gestão estadual. O governo também deverá encaminhar proposta de uma nova reforma administrativa para a Assembleia Legislativa e estuda a possibilidade de criação das Secretarias de Turismo e de Defesa da Pessoa com Deficiência.

Na conversa com os jornalistas, o governador informou que o pagamento do 13° salário dos servidores está assegurado e deverá ser realizado até o dia 15 de dezembro.

Dantas adiantou ainda algumas novidades para a próxima gestão como a ampliação das horas-aulas dos professores efetivos da rede estadual, que pode atingir uma carga horária de 30 horas semanais, proporcionando a valorização salarial da categoria.


Logo após o encontro com os jornalistas, o chefe do Executivo se reuniu com o todo secretariado para discutir as diretrizes e o planejamento para os primeiros 100 dias de sua nova gestão como governador do Estado de Alagoas, a partir de 1º de janeiro de 2023. “O componente principal será manter nossa capacidade de investimento e de organização do governo, para que Alagoas continue sendo o Estado  referência em gestão para o Brasil”, acentuou.

 

ALAGOAS NÃO PARA

Ainda durante a conversa com jornalistas, Dantas confirmou projetos em andamento, como a construção do Hospital do Idoso e de três novas UPAs no interior do estado. Na área da educação, ele anunciou a construção de 200 creches, ampliação do Cartão Escola 10 e do número de alunos em escolas de tempo integral.  Na segurança, serão construídos 14 novos Centros de Segurança Integrada (CISPs) em todo o Estado. E para atender as novas demandas dessas três áreas, informou que serão realizados novos concursos públicos.

 A partir de 2023, o governo também vai implantar o Programa Correria, que vai beneficiar com isenção do IPVA condutores de motos de até 160 cilindradas e motoristas de aplicativo. “Isso representa R$ 50 milhões em isenção, que serão revertidos para os cofres do Estado, porque os beneficiados terão capacidade de ir aos supermercados, ao comércio para fazer compras, melhorar as condições de suas famílias e com isso promover o fomento da economia”. O governo também vai estimular a vinda de novos empreendimentos para o Estado, com uma nova proposta tributária e de incentivo fiscal.


Paulo Dantas reafirmou a confiança de contar com o apoio do governo Lula para conclusão e execução de obras estruturantes para o Estado como Canal do Sertão; a ampliação da Rodovia Al-101, ligando Penedo a Piaçabuçu; e a ampliação da AL-101 de Barra de Santo Antônio a Maragogi. “Para a conclusão da ampliação da AL-101 Norte já temos recursos garantidos para a conclusão da obra de Maceió até Barra de Santo Antônio”, adiantou. Outra obra que espera apoio do governo federal é a conclusão do Aeroporto de Maragogi. “Essa obra beneficia também o desenvolvimento do vizinho estado de Pernambuco”, disse Dantas.