03/05/2023 16:10 | InfraestruturaCultura

Governador inaugura revitalização da Praça Marechal Floriano nesta quinta-feira (4)

Recuperada pelo Estado, praça é referência turística, histórica e arquitetônica do centro de Maceió

Marco Antônio / Agência Alagoas

Welligton Santos / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas inaugura, nesta quinta-feira (4), às 9h, a revitalização da Praça Marechal Floriano Peixoto, localizada no Centro de Maceió, popularmente conhecida como Praça dos Martírios. Recuperado pelo Governo do Estado, o equipamento é um símbolo arquitetônico, turístico e histórico da capital alagoana.

Coordenada pelo Gabinete Civil, a obra foi orçada em R$ 3,75 milhões e passou por uma ampla recuperação, resgatando a importância histórica e arquitetônica da praça. Os serviços foram executados pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pelo projeto básico de arquitetura e urbanismo.

Um dos pontos altos da obra foi a recuperação da fonte luminosa, que voltará a abrilhantar o espaço. A revitalização contempla também a elaboração de um projeto que resgata não só sua importância histórica como “praça do poder” - uma referência ao antigo Palácio de Governo -, como também reforça o marco de centralidade turística de Maceió.

"A revitalização da Praça Floriano Peixoto valoriza a região central de Maceió, fortalecendo o turismo da capital e devolvendo à população alagoana e aos visitantes um dos espaços de grande relevância cultural e histórica. A obra melhora a acessibilidade e também dá mais visibilidade ao patrimônio arquitetônico, ressaltando especialmente o Museu Palácio Floriano Peixoto, antiga sede do Governo de Alagoas, e a Igreja Bom Jesus dos Martírios, um dos belos exemplares da arquitetura religiosa em Alagoas", afirmou a secretária do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos.

Praça Floriano Peixoto oferta novos atrativos

Outros atrativos implantados na praça são a acessibilidade, que ganhou rampas com piso tátil, novos bancos revestidos de concreto de granito e no piso, que foi todo trocado para  granilite bruto.  Outra novidade é o revestimento nas arquibancadas, toda em granito, além do novo paisagismo com a criação de canteiros.

A praça também contempla o meio ambiente, com a implantação de cinco novas palmeiras imperiais, uma nova banca de revista, um novo abrigo de ônibus com sinalização e espaço para publicidade em oito painéis, sendo dois nas laterais com informações gerais para a população.

A Floriano Peixoto também ganha três novos quiosques de alimentação e biclicletários, todos revestidos em inox. As lixeiras também foram todas revestidas com aço inox e nova iluminação 100% em LED.

Histórico

A Praça Floriano Peixoto agrega o chamado “conjunto arquitetônico dos Martírios”, um sítio histórico tombado pelo Patrimônio Estadual, por meio do Decreto nº 38309/2000, na gestão do então governador Ronaldo Lessa, hoje vice-governador de Alagoas. Na última intervenção, iniciada em 2002 e finalizada em 2005, foi feito o fechamento da rua que passava em frente ao Palácio, transformada e um calçadão, e implantado o Largo das Bandeiras, onde se encontram os pavilhões dos 102 municípios alagoanos.

Completam o conjunto arquitetônico da Praça Marechal Floriano Peixoto, o prédio da antiga Intendência Municipal, o prédio do Museu Pierre Chalita e a Igreja Bom Jesus dos Martírios que, recentemente, também passaram por obras de recuperação.

A Praça dos Martírios foi inaugurada no dia 24 de dezembro de 1908, no Governo Euclides Vieira Malta, já contando com iluminação elétrica. Após a inauguração, a praça exibia 20 postes de bronze e 40 bancos no estilo “art-noveau”.

O destaque da nova praça era o monumento ao Marechal Floriano Peixoto, cuja presença na praça era tão importante que logo deixou de ser denominada “Praça dos Martírios” para ser a Praça Marechal Floriano Peixoto. A Lei Municipal nº 28, de 21 de maio de 1914, foi assinada pelo intendente e farmacêutico Firmino de Aquino Vasconcelos.

A primeira reforma do logradouro se deu em 1936. No início dos anos de 1960, quando Luiz Cavalcanti era o governador e Sandoval Caju o prefeito de Maceió, a praça passou por nova intervenção. Desta feita foi construída a Galeria Rosalvo Ribeiro, cuja cobertura funcionava como palco para espetáculos, além da instalação de uma fonte sonora e luminosa. A inauguração se deu no dia 16 de setembro de 1963.