15/03/2022 14:45 | Desenvolvimento Econômico

Governador inaugura obras de mobilidade urbana na Grota Frei Damião

Márcio Ferreira

Severino Carvalho

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguraram, na manhã desta terça-feira (15), as obras de mobilidade urbana da Grota Frei Damião, bairro do Benedito Bentes, em Maceió. Os serviços foram executados por meio do programa Vida Nova nas Grotas.

“Estamos trabalhando para chegar em todos os lugares de Maceió. Quando eu assumi o Governo do Estado, nós tínhamos 100 grotas em Maceió sem nenhuma infraestrutura. Já entregamos 50 e temos outras 25 em obras. A ideia do Governo do Estado é, até o final de 2022, chegar em todas as grotas de Maceió”, declarou Renan Filho, durante entrevista coletiva, após percorrer a Grota Frei Damião, onde conversou com os moradores.

A Grota Frei Damião foi contemplada com a construção de aproximadamente um quilômetro de escadarias e cerca de dois quilômetros de corrimão. Os equipamentos facilitam o acesso dos moradores à comunidade.

“O Governo do Estado investiu nessa grota R$ 1,8 milhões. Além de um quilômetro de escadarias, temos aqui áreas de convívio, todas as fachadas das casas foram pintadas e as pessoas estão felizes, porque isso representa muito: inclusão social e melhoria da autoestima. Esse é o programa Vida Nova nas Grotas!”, enfatizou Mosart Amaral.

Foram implantados, ainda, 321 metros de canaletas e mais de 700 metros quadrados de passeios, garantindo segurança de trafegabilidade aos mais de 500 moradores, principalmente no período chuvoso.

“Aqui, antes, era bem difícil. Temos uma grota com muitos habitantes, principalmente idosos e deficientes físicos. Em época de chuva, era mais complicado ainda. Hoje, com esse projeto do Governo do Estado, com essa melhoria que aconteceu, ficou muito melhor para todos que moram aqui”, avaliou André Lima, líder comunitário.

Durante a inauguração, Renan Filho lembrou que o programa Ronda no Bairro passou a atuar no Benedito Bentes. “A chegada do Ronda no Bairro está garantindo mais tranquilidade para o bairro”, frisou o governador, acompanhado pelos vereadores por Maceió: Brivaldo Marques, Cal Moreira e Fernando Hollanda.

O Vida Nova nas Grotas é um programa do Governo do Estado executado em parceria com o ONU-Habitat - iniciativa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos. O programa tem elevado as condições de mobilidade urbana nas grotas de Maceió, com melhorias estruturais e estratégias de desenvolvimento econômico e social aos moradores dessas comunidades.