04/03/2023 17:08 | InfraestruturaDesenvolvimento Humano

Governador garante continuidade do Vida Nova nas Grotas e extensão do programa para o interior

Com investimento superior a R$ 600 mil, foram implantados mais de 2.800 metros de escadarias, canaletas, corrimãos, muros de contenção, meio-fio, além de mais de 1.300 m² de passeio


Obras de infraestrutura farantem mais segurança, comodidade e mobilidade aos moradores

Neno Canuto / Agência Alagoas


Rafael Maynart / Agência Alagoas

Durante inauguração de mais uma grota totalmente revitalizada pelo programa Vida Nova nas Grotas, na manhã deste sábado (4), o governador Paulo Dantas afirmou que o programa irá contemplar todas as grotas de Maceió e,  também, que ele será levado para o interior, a exemplo de Coqueiro Seco, Paripueira, entre outros.

Acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Programa, Marina Dantas, Paulo entregou a reforma da Grota do Gelo, no Jacintinho, que recebeu serviços de acessibilidade e mobilidade urbana, garantindo segurança e inclusão territorial à população local.

Percorrendo as escadarias, o governador reforçou a importância do 'Vida Nova nas Grotas,' que tem mudado a vida da população com obras de infraestrutura, oferecendo mais segurança e melhorando o comércio local.

“Esse programa já recebeu um título internacional, reconhecido pela ONU por sua contribuição na melhoria do desenvolvimento humano da população beneficiada. Agora, os moradores podem subir e descer com segurança, uma escadaria totalmente reformada, com corrimão, além de espaços para as crianças brincarem com segurança,

As obras de revitalização também foram muito importantes para o comércio local, que, antes, convivia com muita lama na porta dos estabelecimentos e, agora, contam com asfalto, meio-fio e toda a infraestrutura para o atendimento aos clientes.

Com investimento superior a R$ 600 mil, foram implantados mais de 2.800 metros de escadarias, canaletas, corrimãos, muros de contenção e meios-fio, além de mas de 1.300 m² de passeio. A grota do Gelo tem 960 habitantes, distribuídos em 240 moradias.

De acordo com a primeira-dama e coordenadora do programa, Marina Dantas, 53 grotas da capital já foram entregues e outras 21 estão em fase de conclusão. Todas já receberam os serviços estruturais da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) realizou as melhorias habitacionais, bem como já demarcou outras unidades para ser realizado o questionário socioeconômico.

“Em Maceió são cerca de 100 grotas existentes e já entregamos mais da metade delas totalmente revitalizadas, mudando a vida da população que vive nessas localidades. Estamos caminhando para entregar mais 21 e vamos trabalhar para mudar a vida das grotas restantes. Melhorar a vida dessa parte da população é nossa prioridade, pois, com uma boa infraestrutura, tudo melhora na vida de cada uma delas”, concluiu Marina.

As obras da grota do Gelo fazem parte do programa estadual Vida Nova nas Grotas, responsável pela intervenção urbana em áreas de vales sinuosos, conhecidos popularmente como “grotas”, as quais funcionam como calhas naturais de escoamento de águas da chuva, que seguem da parte alta da cidade, o “tabuleiro”, para lagoas e mares da parte baixa, a planície. Essas áreas são ocupadas pela população de Maceió em precárias condições de moradia e de acesso aos serviços públicos.

O Vida Nova nas Grotas conta com coordenação própria desde janeiro de 2023 e tem parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) já em 2017, quando fechou Acordo de Contribuição a partir do programa estadual "Pequenas Obras, Grandes Mudanças” em vigor durante o ano de 2016.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Silvio Camelo, Dudu Ronalsa, o secretário de Governo, Vitor Pereira; o secretário da Setrand, Mosart Amaral; e a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born.