17/03/2023 17:36 | Desenvolvimento EconômicoCultura

Governador faz anúncio de centro de referência para artesãos

Paulo Dantas prometeu entregar o local até o final deste ano para reforçar vendas e ampliar potencial econômico do setor


Marcelo Alves

O governador Paulo Dantas anunciou a entrega do centro de referência para os artesãos de Alagoas durante almoço com os representantes da categoria, no Museu Palácio Floriano Peixoto, na tarde desta sexta-feira (17). Na ocasião, Paulo foi surpreendido com o bolo de aniversário com direito a parabéns pelos 44 anos, que completará no próximo domingo (19), mesmo dada em que se celebra o Dia do Artesão. 

Paulo prometeu entregar o Centro de Referência até o final deste ano e disse que o local vai contribuir para coibir os atravessadores. “Nós vamos criar o Centro de Referência e vamos levar a mercadoria de vocês para o mundo como fez Renata Calheiros. E nós vamos tentar realmente tirar o atravessador para melhorar ainda mais a divulgação do trabalho de vocês”, disse.



“É uma alegria enorme estar aqui recebendo vocês no palácio para nos conhecermos melhor e ficarmos cada vez mais próximos. Nós entendemos que o artesanato tem um papel muito importante tanto no campo social quanto no econômico. E nós vamos estar juntos, unindo esforços, para criarmos todas as melhorias para vocês produzirem ainda mais e agregaram valores à mercadoria de vocês. E a gente fica assim, extremamente, orgulhoso por tudo que vocês representam para Alagoas”, disse.


O grupo é mais um dos segmentos convidados pelo governador para um encontro, visando estreitar ainda mais a relação e fomentar ações visando o desenvolvimento alagoano. Antes, Paulo já havia almoçado com representantes da agricultura familiar, movimentos sociais e feministas.


Colocando-se à disposição dos artesãos, a secretária de Estado Extraordinária da Primeira Infância (Secria) e presidente da Comissão Alagoas Feito à Mão, Paula Dantas enalteceu a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Renata Calheiros, pela iniciativa de criar o programa voltado ao artesanato alagoano e anunciou que o governo do estado abrirá inscrições para mestres do patrimônio cultural. 


“Quero agradecer Renata Calheiros pela sensibilidade, ideia e engajamento. E assim, eu me inspiro muito no que você fez. Eu espero poder fazer muita coisa quanto você. E a novidade é que serão abertas três vagas de edital na Secult para mestre de patrimônio vivo”, disse.


A secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Carol Balbino, comemorou a presença dos artesãos e ressaltou o legado deixado por Renata Calheiros com o Alagoas Feita à Mão. “Gostaria de ressaltar o trabalho de Paula Dantas que vem honrando esse legado deixado por Renata Calheiros, que está dando total prioridade aos artesãos. E gostaria de parabenizar a presença dos patrimônios vivos e tantos mestres. O maior patrimônio de Alagoas é o seu povoe vocês nos honram”.   



Também presente, o deputado federal Rafael Brito ressaltou a sensibilidade, dedicação e exigência de Renata Calheiros à frente do programa Alagoas Feita à Mão, na época que esteve na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. “A presença de Renata Calheiros, Paulo Dantas e Paula Dantas mostra quanto o artesanato está vivo dentro a gestão e segue como prioridade. O artesanato teve muitos avanços e tem muito o que avançar. E esse convite para o almoço é a prova dessa prioridade”, disse. 


Representando os artesãos alagoanos a mestra Vânia Oliveira, que é patrimônio vivo do Estado de Alagoas, e o mestre Marinheira, agradeceram pelo convite, reconheceram o investimento que o governo do estado tem feito para fortalecimento dos artesãos. Estiveram ainda presentes no almoço a secretária Luiza Barreiros (Gabinete Civil), a superintendente Perolina Lyra, que representou a secretária Mellina Freitas (Cultura), e a gestora de artesanato do Sebrae, Marina Gatto.