02/02/2023 12:36 | Segurança

MELHORIAS

Governador entrega novo presídio, ampliação de Penitenciária e zera déficit de vagas no sistema

Nas obras de construção da nova unidade prisional e ampliação da penitenciária de segurança máxima 2 foram investidos R$ 111 milhões do Tesouro Estadual


Governo entrega novo presídio, ampliação da Penitenciária de Segurança Máxima e ainda zera o déficit de vagas no sistema penitenciário

Pei Fon / Agência Alagoas


Fábia Assumpção - Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas entregou, nesta quinta-feira (2), o novo presídio de segurança máxima e a ampliação do Presídio de Segurança Máxima 2,  ambos instalados  no complexo prisional, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

Os novos empreendimentos vão ampliar a capacidade do sistema prisional alagoano, contribuindo para zerar o déficit carcerário em Alagoas.

Atualmente, a população carcerária de Alagoas é de 4.575 presos, sendo 3.668 na capital, que conta com nove unidades prisionais e capacidade para 2.668 presos, o que resultava com um excedente de 948 presos, déficit sanado com os novos empreendimentos.


"Estamos muito felizes de participar dessa inauguração porque com esses novos equipamentos Alagoas não terá mais déficit no número de vagas no sistema prisional, que ganha mais de 1.300 vagas. Alagoas continua sendo modelo para todo o Brasil", destacou o governador. "Com essas novas unidades, estamos dando todas as condições de ressocialização desses reeducandos, para que, com isso, possamos ter uma sociedade cada vez mais pacifica", destacou o governador.

Vagas

 

Paulo Dantas anunciou que o novo presídio será implantado pela primeira vez no regime de cogestão, com equipe específica para cuidar da área-meio e os policiais penais se dedicarão exclusivamente à área-fim.


Nas obras de construção da nova unidade prisional e ampliação da penitenciária de segurança máxima 2 foram investidos R$ 111 milhões do Tesouro Estadual.

O novo presídio de segurança máxima conta com 1.008 vagas e o presídio de segurança máxima 2 ,que tinha 762 vagas , ganhou com a ampliação de mais 320 vagas.

O secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Diogo Zeferino do Carmo Teixeira, destacou ainda que os investimentos foram feito com o que há de mais moderno em tecnologia de segurança nos dois presídios, como o controle aéreo, evitando o contato direto entre os policiais penais e os custodiados, gerando mais segurança na execução do trabalho, além de instalação sensores de calor, entre outros equipamentos de segurança.


 A unidade conta também com celas específicas para pessoas com deficiência, refeitório, salas de aula, gabinetes de saúde e odontológicos. "Por determinação do governador, pensamos também nas famílias do reeducandos, com instalação de uma brinquedoteca e sala de convívio para os presos receberem seus familiares", ressaltou o secretário.

O defensor público-geral, Carlos Eduardo de Paula Monteiro, ressaltou a importância dos investimentos na construção de novos presídios, com melhor estrutura para o processo de ressocialização dos presos. "A sociedade brasileira precisa entender que não existe nem pena de morte, nem de prisão perpétua no Brasil, e que esses presos voltarão a conviver em sociedade, e por isso é importante esse processo de ressocialização para que não volte a cometer crimes", observou Carlos Monteiro.


Também participaram da inauguração da nova unidade prisional os deputados estaduais Silvio Camelo, Remy Calheiros e Ronaldo Medeiros, secretários de Estado, integrantes do Poder Judiciário, Ministério Público e servidores do sistema penitenciário.