23/02/2023 14:43 | Segurança

Governador destaca heroísmo do Grupamento Aéreo na inauguração da nova base do Comando de Aviação

Além da nova base do Comando de Aviação, foram entregues dois aviões ao Corpo de Bombeiros e ao Grupamento Aéreo, três caminhões autobomba tanque e dois reboques de tanque de combustível

Pei Fon / Agência Alagoas

Rafael Maynart / Agência Alagoas

Na solenidade de inauguração da nova base do Comando de Aviação do Estado, na manhã desta quinta-feira (23), o governador Paulo Dantas destacou o heroísmo dos homens e mulheres que integram o Grupamento Aéreo no resgate a pessoas em situação de perigo e também no combate à criminalidade.

O governador relembrou a atuação do Grupamento Aéreo no resgate da população desabrigada pelas fortes chuvas em junho e julho de 2022. “Vocês são heróis que se arriscam diariamente para salvar e proteger os cidadãos. Foram essenciais na preservação de vidas durante as fortes chuvas que atingiu o Estado, salvando famílias inteiras que estavam isoladas. Além de todos os dias realizarem o patrulhamento levando mais segurança para os alagoanos. E, hoje, entregamos dois aviões que vão auxiliar no transporte de pacientes e vítimas, diminuindo o tempo de resgate, o que representa muito para quem está necessitando de ajuda. Com muito trabalho e empenho realizamos essa entrega, com o sentimento de agradecimento a vocês por toda dedicação”, disse Paulo Dantas.

Além da inauguração da nova base do Comando de Aviação, o governador e o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, entregaram dois aviões ao Corpo de Bombeiros Militar e ao Grupamento Aéreo, três caminhões autobomba tanque e dois reboques de tanque de combustível.

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, afirmou que as entregas feitas ao Corpo de Bombeiros reforçarão o combate a incêndios no Estado, ampliando a capacidade de atendimento e de resposta nas ocorrências.

“São equipamentos que vão auxiliar o Corpo de Bombeiros a realizar um trabalho com mais qualidade e continuar salvando vidas diariamente”. O secretário também enfatizou a importância da nova base em local estratégico para o atendimento de ocorrências.

Também estavam na solenidade o vice-governador Ronaldo Lessa; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Wolbeck; o comandante da Políc8ia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim; o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, coronel André Madeiro; o deputado federal Rafael Brito; os deputados estaduais Ronaldo Medeiros e Alexandre Ayres; o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, além de vereadores e demais autoridades locais.

O Comando

O Comando de Aviação do Estado foi criado pelo Governo de Alagoas, por meio da Lei Delegada, trazendo dinamismo e ainda mais eficiência à segurança pública. A estrutura é composta por dois hangares, com, aproximadamente, 1.500 m² de área construída em um terreno cedido pela empresa Manutenção Alagoana de Aeronaves Ltda. (Manal).

O espaço tem dois galpões, onde são guardadas as aeronaves, além de 13 salas que abrigam toda a estrutura administrativa da Chefia Especial Aérea de Segurança Pública (Caesp). Já na parte externa há um estacionamento amplo para mais de 50 veículos.