15/03/2023 16:27 | InstitucionalGestão e FinançasDesenvolvimento Humano

Governador defende PPA 2024-2027 com foco no combate à fome

Paulo reúne secretariado e apresenta demandas que buscam proteger pessoas em situação de vulnerabilidade



Rafael Maynart/ Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas reuniu todo o secretariado nesta quarta-feira (15) para análise prévia do novo Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, que será desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) em parceria com as demais secretarias. A determinação do governador é que o novo PPA seja participativo e com foco no combate à fome.

O PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. De acordo com o governador Paulo Dantas, a participação de todas as secretarias é fundamental para o sucesso na construção e execução do PPA, que deve ter como prioridade o combate à fome, ouvindo principalmente a sociedade civil.



“Devemos percorrer as nove regiões realizando oficinas para ouvir a população, os poderes públicos, a sociedade civil para saber das necessidades de cada um. Quero estar presente em todos ou pelo menos na maioria das reuniões nas regiões. O combate à fome deve ser a prioridade e tenho certeza que esse será um dos PPAs mais exitosos do país”, disse. Uma plataforma online será disponibilizada para que o cidadão alagoano possa contribuir com a construção do Plano, sugerindo melhorias para o município ou região a qual pertence, a partir de temas centrais como saúde, educação, segurança, infraestrutura e outros.

PARTICIPATIVO
“O PPA é o principal instrumento de planejamento de qualquer governo e, este ano, vamos formulá-lo  com a participação da população alagoana. Pretendo fazer uma agenda com cada uma das secretarias para entender os desafios das pastas, mostrar o que há no PPA vigente, analisar a possibilidade de ampliação dentro do que já foi pactuado e ajustar a ida dos nossos técnicos às regiões. Nossa ideia é ter uma agenda intersetorial. Podem contar conosco para todo o suporte”, enfatizou o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino.

O PPA Online e as oficinas, têm o objetivo de coletar informações, sugestões e reclamações fornecidas pelos cidadãos, e juntas, serão inseridas dentro do documento PPA e passarão por uma análise, onde vão ser discutidas as competências que se referem ao Estado e às de responsabilidade dos municípios. A participação da população alagoana será necessária e fundamental para o cumprimento das políticas públicas analisadas.