19/02/2022 08:25 | SegurançaInfraestruturaEducação

Governador autoriza CISP, faz entrega de veículos e inaugura pontes em Colônia Leopoldina


Márcio Ferreira


Severino Carvalho

O governador Renan Filho assinou, nessa sexta-feira (18), em Colônia Leopoldina, a ordem de serviço para a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) na cidade localizada no Norte do Estado. A cerimônia também marcou a inauguração de duas pontes erguidas na zona rural e a entrega de máquinas e veículos do programa Fortalece Alagoas a seis municípios da região. 

"Vamos fazer uma grande entrega do Fortalece Alagoas. Esse é o maior programa de auxílio do Governo do Estado para melhorias e prestação dos serviços públicos pelas prefeituras, a exemplo do transporte escolar, com novos ônibus; melhoria das estradas, com as máquinas motoniveladoras; além de caminhões compactadores e ambulâncias", citou Renan Filho. 




Com obras autorizadas nessa sexta-feira pelo governador e pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar, o CISP de Colônia Leopoldina será do tipo 1. O Governo do Estado vai investir R$ 2,5 milhões, recursos do Tesouro Estadual.

O equipamento reforçará o policiamento numa área estratégica, que fica na divisa de Alagoas com Pernambuco, ao norte do Estado. 

"A construção do CISP foi um pedido do deputado estadual Galba Novaes e do prefeito de Colônia Leopoldina, Manuilson Andrade", recordou o governador, ao se dirigir ao gestor municipal e ao parlamentar. 

"Eles sabem a importância de um equipamento como esse para garantir segurança ao povo de Colônia e região. O prefeito doou o terreno e hoje estou aqui com toda a Cúpula da Segurança Pública de Alagoas para assinar a ordem de serviço e iniciar a construção do CISP", completou Renan Filho. 




Os CISPS do tipo 1 contam com salas de reunião, alojamentos, espaço para confecção de boletins de ocorrência, além de outras dependências destinadas às equipes das polícias Civil e Militar e ao atendimento da população. 

Já estão em funcionamento os CISPS de 34 cidades, espalhadas por todo o estado. Encontram-se em construção uma unidade do tipo 3, em Santana do Ipanema; três do tipo 2, em Rio Largo, Atalaia e Piranhas; e seis do tipo 1, no distrito de Pindorama, em Coruripe; Traipu, Paripueira, Cacimbinhas, Jequiá da Praia, Inhapi e Água Branca. Em breve, as unidades serão entregues à população. 

Fortalece 

Durante a solenidade, foram contemplados com ônibus e máquinas motoniveladoras os municípios de Colônia Leopoldina, Flexeiras, Jundiá, Novo Lino, Joaquim Gomes e Campestre. Os equipamentos e veículos fazem parte do programa Fortalece Alagoas. 

As chaves foram entregues aos prefeitos pelo governador e pelo secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques. 

"A iniciativa é o maior programa de aquisição de veículos e equipamentos em curso do Norte e Nordeste do Brasil, por meio do fornecimento de ônibus escolares, motoniveladoras, retroescavadeiras, tratores, ambulâncias, caminhões-pipa e compactadores", pontuou Fabrício Marques. 




Com as entregas dessa sexta-feira, 48 municípios já foram contemplados com o Fortalece Alagoas. A meta é chegar a todos os 102, investindo quase meio bilhão de reais em todo o estado. 

Ainda em Colônia Leopoldina, Renan Filho e o secretário do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguraram duas pontes – cada uma com aproximadamente 8 metros de extensão - nos povoados Taquara e Manaia. Foram investidos cerca de R$ 1 milhão nas obras, que vão facilitar o deslocamento entre as comunidades rurais e o centro da cidade. 

"Nesses sete anos de gestão do governador Renan Filho, foram inúmeros os projetos para Colônia Leopoldina, em benefício da qualidade de vida de toda a nossa população", agradeceu Manuilson Andrade. 

O deputado Paulo Dantas também acompanhou as atividades em Colônia Leopoldina, dentre outras autoridades.