09/02/2023 16:58 | Tecnologia e Inovação

Governador autoriza aplicação de novas tecnologias na PGE

Sistema, que inclui inteligência artificial, vai agilizar processos e trazer economia


Participaram da reunião com governador Paulo Dantas representantes da PGE e Segov

Pei Fon


Iara Malta / Ascom PGE

O governador Paulo Dantas autorizou a implantação do sistema de novas tecnologias na Procuradoria-geral do Estado de Alagoas (PGE). A boa notícia foi anunciada nesta quinta-feira (9), durante uma reunião do Palácio República dos Palmares. A modernização tecnológica deverá ocorrer em um prazo de dois anos, trazendo agilidade aos processos e economia de recursos públicos.


Segundo o governador Paulo Dantas, a autorização dada à PGE reforça o planejamento da sua administração, que é dar mais capacidade digital à gestão pública. “Esses projetos são bem-vindos e entendemos como um grande investimento para o Estado”, disse Dantas. O governador lembrou que este mês também fechou parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que fará um grande investimento no setor tecnológico do Governo de Alagoas.


A procuradora-geral, Samya Suruagy destacou as mudanças que vêm ocorrendo na estrutura física e de pessoal da Procuradoria, com grandes avanços na qualidade do trabalho de prestação jurídica e assessoramento, mas que havia uma lacuna na área de tecnologia. “Com a implantação desse sistema,  a PGE alcançará um novo  nível de excelência”, avaliou Samya Suruagy. 


O procurador Luís Vale, que coordena o Centro de Estudos da PGE e está à frente da implantação do sistema, fez a apresentação da ferramenta e destacou o impacto favorável do investimento do Governo do Estado.


“A modificação dessa estrutura digital da Procuradoria, que abrangerá o gerenciamento dos processos administrativos e judiciais, vai gerar uma redução de custos operacionais para o Estado e possibilitará o aumento da arrecadação. Exemplo disso são os processos de execução fiscal. A assertividade da inteligência artificial gerará uma cobrança assertiva e um maior controle dos processos judiciais que estão em tramitação”, disse o procurador.


Luís Vale explicou que a aplicação de inteligência artificial é um dos componentes da ferramenta tecnológica que foi construída em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN), coordenado pelo professor André Luiz Lins. De acordo com a PGE, o programa vai custar em torno de R$ 2,5 milhões.