07/02/2022 10:48 |

Governador assina Ordem de Serviço para reforma do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar nesta terça (8)

Prédio histórico voltará a abrigar setores administrativos e Alto Comando da corporação


Ascom/SSP


Vanessa Siqueira

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, autorizam, nesta terça-feira (8), as obras para reforma do Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar de Alagoas. A solenidade acontecerá no Palácio República dos Palmares, no Centro, às 10 horas.

A reforma irá garantir melhorias à corporação e o uso das instalações para abrigar novamente setores administrativos, inclusive o Alto Comando da corporação.

A obra está orçada em R$ 7.819.623,30, oriundos de recursos do Tesouro Estadual.

O prédio histórico do Quartel do Comando-Geral está localizado na Praça da Independência, no Centro de Maceió, e sua construção ocorreu em meados de 1819.

O major PM Silvio Teles narra em seu livro sobre a fundação do QCG que a sede do primeiro Quartel Militar foi construída para abrigar o Corpo de Tropa de Linha e era feito de taipa e telhas. Ele foi erguido onde hoje está o Quartel do Comando Geral.

O relato indica ainda que após organizar a parte fiscal e administrativa da Capitania, por volta de 1819, o governador Sebastião Francisco de Mello e Póvoas dedicou-se à defesa do território e manutenção da ordem.

Ele fundou três pequenas companhias de soldados em Maceió. Antes do Quartel Militar, dois pequenos fortes foram edificados: o de São José, onde hoje funciona a Vigésima Circunscrição do Serviço Militar, no Centro, e o de São Pedro, que hoje abriga a Administração do Porto, no bairro de Jaraguá.

Serviço: 

Assinatura de Ordem de Serviço para reforma do QCG da Polícia Militar

Data: 08/02/2022

Hora: 10 horas

Local: Palácio República dos Palmares, Centro, Maceió.