16/03/2023 15:41 | InfraestruturaDesenvolvimento Econômico

Governador assina ordem de serviço para construção de casas para marisqueiras do Pilar

Paulo Dantas entrega também a licença ambiental para instalação da primeira termelétrica do Estado durante lançamento do polo industrial da cidade

Estão sendo construídas 157 casas, dois quartos, sala e cozinha, para as marisqueiras atingidas pelas enchentes de 2022

Pei Fon / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas assinou, nesta quinta-feira (16), a ordem de serviço para a construção de 157 casas para as marisqueiras do município de Pilar, que ficaram desabrigadas durante a cheia da lagoa Manguaba, em 2022. As casas integram o loteamento Fernando Melo de Lima, antigo pescador da região. A ação fez parte das comemorações dos 151 anos de emancipação política da cidade.

A obra está sendo viabilizada por meio de um convênio entre o Governo de Alagoas e a Prefeitura, com investimentos de R$ 15 milhões. "As casas já começaram a ser construídas e agora teremos que dar um aporte maior de recursos para concluir essa obra", assegurou o governador.

A marisqueira Aline Noemi dos Santos teve a casa destruída durante as enchentes de 2022. Passou 15 dias num abrigo e voltou a morar no que sobrou do imóvel. Agora, espera com ansiedade a entrega do seu novo lar. "Aqui vai ser melhor, estaremos mais seguro e perto de onde trabalhamos", disse Aline, que vai morar em uma casa de dois quartos, sala e cozinha, com mais três membros da família.

O governador também fez a entrega oficial da licença de instalação da primeira termelétrica do Estado, a Alfa LGM, concedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Usina vai ser instalada pela Unidade de Processamento de Gás, administrada pela empresa Origem Energia.

A entrega foi feita durante o lançamento do Polo Industrial de Pilar, batizado de Distrito Industrial Prefeito Jorge Barbosa. "Estamos aqui para dar o pontapé inicial do polo industrial, já com empresas comprometidas em se instalar no município, e o governo de Alagoas vai dar todo o apoio a esses empreendimentos. Isso significa incentivos fiscais e locacionais, boas estradas, saneamento básico e toda a estrutura para abertura de novos negócios em Alagoas", destacou o governador.

Paulo Dantas anunciou outras obras que vão atrair novas empresas para a região, a exemplo da inauguração, nos próximos dias, da rodovia que liga Capela a Murici.

"São obras estruturantes e muito importantes para o desenvolvimento. Em breve, vamos inaugurar a segunda Creche Cria, que já está com 60% das obras concluídas. A gente faz tudo isso porque confia no trabalho do prefeito Renato Filho, considerado um dos melhores prefeitos do país, sempre investindo em projetos inovadores. E o Estado será sempre parceiro do município", observou o governador.

Paulo também destacou o trabalho do IMA na concessão das licenças para a operação de novas empresas no Estado. "O IMA trabalha com agilidade e eficiência, dentro do que estabelece a legislação ambiental. Por isso, temos o orgulho de dizer que Alagoas foi o primeiro estado a zerar os lixões e, há seis anos, não registra desmatamentos em área de Mata Atlântica".

O prefeito Renato Filho disse que a instalação do Polo Industrial de Pilar só foi possível graças ao ambiente para bons negócios criados pelo governo de Alagoas. "Esse ambiente possibilita a municípios como Pilar colocar seu potencial para atrair mais empresas", afirmou.

Renato Filho comentou ainda sobre a assinatura da ordem de serviço para construção das casas das marisqueiras já com as obras em execução. "Aqui nós tivemos casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, mas que não atendiam às marisqueiras que queriam morar próximo ao seu local de trabalho, ou seja, próximo à lagoa. Conseguimos o melhor terreno para construção das moradias, com toda a segurança para que elas não voltem a ser vítimas das enchentes, mas fiquem perto do seu local de trabalho", afirmou o prefeito.

Geração de empregos

Localizado na BR-316, o Polo Industrial recebeu investimentos R$ 5 milhões do município, que doou o terreno para a instalação das empresas e executou a infraestrutura da área. Ocupando uma área de 113 hectares, o polo tem 11 indústrias em vias de implantação ou já instaladas, com investimentos de R$ 58 milhões e previsão de geração de 758 empregos diretos e cerca de 1.200 indiretos.

Parte delas recebeu, nesta quinta-feira, os termos de posse provisórios para instalação dos empreendimentos. Algumas, como a fabricante de bags para exportação BBA e a indústria Ultra Colchões, já funcionam na cidade do Pilar e vão ampliar suas atividades com a implantação do polo, mais do que dobrando o número de empregos existentes hoje.

Na área também estão instaladas indústrias de beneficiamento de aço e ferro, de fabricação de estruturas metálicas e usinagem, de beneficiamento de coco, transporte de cargas, reciclagem, fabricação de plásticos, construtora e uma empresa de circuito de corridas de kart, que está instalando o primeiro kartódromo internacional de Alagoas na cidade.

“Preparamos as pessoas e a infraestrutura, dando condições a quem deseja empreender em Pilar. Novas empresas representam mais arrecadação, mais desenvolvimento e mais emprego e renda para a nossa gente, da cidade e de toda Alagoas”, afirmou o prefeito Renato Filho.

Dentro da programação pelos 151 anos de Emancipação Política de Pilar, o governador prestigiou a inauguração do Shopping Popular, com 40 lojas para pequenos empreendedores. No período da tarde, participou do desfile da fanfarra dr. Rubens Canuto até o estádio de futebol da cidade, onde participou do Jogo das Estrelas com os times do  ex-jogador alagoano  Aloísio Chulapa e do prefeito Renato Filho.