29/03/2023 11:57 | Gestão e Finanças

Gestão atuarial da Alagoas Previdência garante superávit de mais de R$ 203 milhões

Resultado no Fundo Previdenciário espelha a premissa técnica e responsável da autarquia nos últimos anos


Resultado no Fundo Previdenciário espelha a premissa técnica e responsável da autarquia nos últimos anos

Laura Pedrosa / Ascom Alagoas Previdência


Lílian Tourinho / Ascom Alagoas Previdência

Com a implantação de melhorias nas gestões atuarial e de investimentos nos últimos anos, a Alagoas Previdência vem apresentando resultados positivos. Desta vez, a autarquia, responsável pelo regime de previdência social dos servidores públicos do Estado de Alagoas, informa que alcançou mais uma vez superávit atuarial no Fundo Previdenciário, conforme Relatório de Avaliação Atuarial aprovado pelo Conselho Deliberativo na sexta-feira (24). Isso ocorre quando a projeção de recursos previdenciários necessários para pagar todas as aposentadorias e pensões dos atuais servidores, aposentados e pensionistas supre todos os gastos estimados.

 

O financiamento do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas se dá por meio de dois fundos: Fundo de Previdência, em regime de capitalização, destinado aos servidores que ingressaram após 31/12/2006, e Fundo Financeiro, em regime de caixa, destinado aos servidores que ingressaram antes de 31/12/2006.

 

De acordo com o relatório, a base nos benefícios cobertos pela Alagoas Previdência, bem como nos regimes financeiros, métodos de financiamento, hipóteses atuariais adotadas e ainda nas informações cadastrais e financeiras, apurou-se um superávit atuarial no Fundo Previdenciário no valor de R$ 203.475.791,31, na data-base de 31/12/2022. Já o Fundo Financeiro teve um acréscimo de 20% no seu déficit.

 

Para o presidente da autarquia, Roberto Moisés, a gestão atuarial adotada foi fator determinante para o êxito. “A seriedade e a capacidade técnica empreendidas nos últimos anos proporcionaram que atingisse esse superávit no fundo previdenciário”, destacou.

 

Segundo o assessor especial de Atuária, Guilherme Schüler, o processo de Avaliação Atuarial iniciou em julho de 2022, com a coleta de dados de todos os segurados que integram o Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Alagoas e encerrou com a apresentação dos resultados ao Conselho Deliberativo da autarquia. “Após aprovação pelo colegiado, os resultados são enviados para a Secretaria de Previdência, do Ministério da Previdência”, disse.