19/05/2022 10:35 | Educação

Fórum Nacional de Reitores da Abruem é aberto em Maceió com presença de gestores de IES de todo Brasil

Evento reúne reitores de instituição de ensino superior de todo o País


67° Fórum Nacional de Reitores que ocorre em Maceió foi aberto pelo presidente da Abruem, Rodrigo Bruno Zanin

Assessoria Uneal


Clau Soares

A Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) deram início ao 67° Fórum Nacional de Reitores da Abruem, que reúne reitores de instituição de ensino superior de todo o País. O evento de abertura ocorreu na quarta-feira (18), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. Esta edição tem como tema central “Novos desafios, caminhos trilhados e heranças: que aprendizagens a pandemia ensina às nossas universidades".

O presidente da Abruem, Rodrigo Bruno Zanin, reitor da Universidade do Estado do Mato Grosso, parabenizou a organização do evento e destacou os desafios enfrentados pelas universidades diante das transformações aceleradas pela pandemia. “É neste espaço privilegiado que a gente vai conseguir apontar para algumas soluções. Não vamos encontrar todas. “Que a gente tenha um Fórum maravilhoso onde possamos reencontrar as pessoas e discutir o que a gente mais gosta: educação superior no Brasil”, declarou Zanin.

O reitor da Uneal, Odilon Máximo, lembrou, em seu discurso, que esta edição do Fórum da Abruem estava prevista para ocorrer em 2020, ano no qual a Uneal fez 50 anos, e foi adiada por dois anos em virtude da pandemia. Ele ressaltou ainda a importância do trabalho realizado pelas universidades e a necessidade de levar as realizações em pesquisa, ensino e extensão para a população que não tem acesso rotineiro às instituições de ensino superior. “A sociedade precisa defender a universidade. Precisamos aprender esta lição deixada pela pandemia e se aproximar do povo”, frisou.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, representou o governador Paulo Dantas na solenidade. “Alagoas acredita na educação. Acredita, investe e valoriza“, disse, ao lembrar que Alagoas aumentou os investimentos nas universidades nos últimos anos.

Durante a abertura, estiveram presentes o chefe de gabinete da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, João Eduardo Tabalipa Ferreira; o diretor de Tecnologia e Inovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Paulo Guimarães; o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Henrique de Oliveira Costa; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes, além de autoridades convidadas.

A noite teve também apresentação especial do grupo Guerreiro Raio do Sol, tradicional folguedo alagoano, que encantou o público presente. 


Palestras e debates


A programação prossegue na quinta com a palestra “Caminhos e descaminhos na política de fomento à ciência e tecnologia no País”, a ser ministrada pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes. Durante o dia, haverá ainda a apresentação das Câmaras Técnicas de Graduação (Ensino e Assuntos Estudantis); de Extensão; e da Saúde e Hospitais de Ensino.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Danilo Dupas Ribeiro; e o diretor de Estatísticas Educacionais,   Carlos Eduardo Moreno, palestram sobre o “Censo da Educação Superior” na  sexta-feira pela manhã (20). No período da tarde, haverá a apresentação das câmaras técnicas de Pesquisa e Pós-graduação; de EaD/UAB e Tecnologias Educacionais; de Gestão, Governança e Legislação, e da Câmara Técnica de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica.

Neste Fórum, também acontece a reunião do Conselho Pleno da Abruem na qual será realizada a eleição para a nova diretoria.

 

Abruem

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.