26/01/2024 18:14 | Planejamento e Gestão

Fórum Fazendário: fundador do Amana-Key dá palestra sobre propósito em ambiente de trabalho

Oscar Motomura tem expertise na facilitação de diálogos e processos de soluções complexas, de projetos de integração cultural e de gestão de mudanças


Oscar Motomura palestrou sobre propósito no ambiente de trabalho para servidores fazendários

Matheus Guilherme / Ascom Sefaz


Tatyane Barbosa / Ascom Sefaz

Na área fiscal e financeira, o “propósito” está intrinsecamente ligado à eficiência operacional, conformidade tributária e otimização dos recursos financeiros. Pensando em aperfeiçoar a atuação fazendária em Alagoas, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) convidou o fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, Oscar Motomura, para palestrar nesta sexta-feira (26) sobre propósito no ambiente de trabalho para seus servidores durante o 16º Fórum Fazendário. O evento ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

 

A Sefaz-AL é responsável pelo planejamento, pela execução e avaliação das políticas financeira, contábil e tributária do estado de Alagoas. O gerenciamento da arrecadação dos tributos e a gestão das finanças estaduais estão entre suas principais atribuições. A transparência nas contas públicas do Tesouro Estadual, concretizada especialmente pelo Portal da Transparência, fortalece a confiança dos públicos internos e externos.




De acordo com Oscar Motomura, é de suma importância que essa transparência aconteça inclusive nas relações humanas, pois o que fará o portal ser bem usado são as pessoas. O grande desafio é o fazer acontecer, trabalhar todas as situações que podem afetar a implementação do que surge como relevante no ambiente de trabalho e depende do coletivo.

 

“É fundamental haver uma integração muito boa, mas também prestar atenção a detalhes e sutilezas que afetam o resultado. Algumas são mais visíveis e outras não são tão visíveis. Por exemplo, a falta de respeito nos relacionamentos afeta resultados significativamente. Então, isso tudo são detalhes que fazem esse resultado acontecer. O resultado não é só metas, mas a realização da missão, visão e valores”, frisa.


Motomura destaca ainda que alcançar resultados de qualquer jeito não é o caso. Tem que ter transparência, tem que ter ética, e essa ética tem que ir para a sociedade como todo. Então, por isso, fala-se de ecossistema, da integração da Fazenda Pública com outras secretarias do governo. E também uma integração de tudo que o governo faz com a sociedade. Assim, é possível que a missão, a visão e os valores se tornem tangíveis e concretos.


“Momentos como esse de integração são importantes para que todos tenham o olhar além do seu setor, compreendendo as conexões que formam a Secretaria de Fazenda. Nesse sentido, a palestra do Oscar teve grande importância para o aprimoramento das relações interpessoais no trabalho, melhorando o ambiente e, consequentemente, a produtividade no trabalho, visando uma melhor prestação de serviços à sociedade alagoana”, corrobora o auditor fiscal da Receita Estadual, Matheus Carneiro.


Minicurrículo

 



Oscar Motomura é fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, sendo especialista em gestão, estratégia e liderança. Formado em administração, com especialização em finanças, banking e gestão de tecnologia. Possui mestrado em psicologia social.

 

Executivo multidisciplinar transita bem por diferentes campos da gestão e alta administração e tem expertise única na área humana, especialmente em facilitação de diálogos e processos de solução de “equações impossíveis” em grandes grupos, mediação de conflitos, negociações complexas, projetos de integração cultural e gestão de mudanças.

 

Coordenador geral do APG – Programa de Gestão Avançada Amana-Key – e projetos de consultoria. Sua rede de relacionamentos inclui vários dos principais especialistas em gestão do mundo e nomes destacados nas ciências, artes e humanidades.