23/05/2023 11:47 | Serviços

Fortes chuvas afetam abastecimento de cinco municípios alagoanos

Outras três cidades estão com serviço irregular devido a ocorrências eletromecânicas


Ascom Casal


David Bulhões

 As chuvas intensas verificadas nos últimos dias carregaram grande quantidade de matéria sólida para os mananciais que atendem aos municípios de Novo Lino, Joaquim Gomes, Jacuípe, Passo de Camaragibe e Ibateguara. Devido a essa ocorrência, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) precisou reduzir ou paralisar temporariamente, nesta terça-feira (23), a produção de água tratada para esses municípios.



Em Novo Lino e Passo de Camaragibe, as partículas sólidas dissolvidas na água bruta, isto é, aquela que é captada para posterior tratamento, obstruíram os crivos das motobombas das respectivas estações de captação da Casal.



Por esse motivo, a produção de água tratada se encontra paralisada. A Companhia já mobilizou equipe técnica para fazer a manutenção dos equipamentos. A retomada das atividades, contudo, depende também da melhoria de qualidade do líquido bruto.


A produção de água tratada de Joaquim Gomes e Jacuípe também foi interrompida devido ao aumento de material lançado pelas chuvas nos mananciais. Técnicos da Casal já estão conduzindo adequações nos locais.


Já em Ibateguara, o sistema de abastecimento Severo foi paralisado devido às fortes chuvas. A companhia aguarda e monitora a qualidade da água bruta para ter a produção retomada em sua integridade. Enquanto isso, Ibateguara segue sendo abastecida pelo sistema Sumidouro, que opera normalmente.


Campestre e Paulo Jacinto


A estação elevatória de água bruta (EEAB) que atende a Campestre está inoperante na manhã de hoje (23). Essa suspensão das atividades se deve a uma falha elétrica no quadro de comando elétrico da EEAB. Uma equipe técnica da Casal trabalha no reparo do equipamento. Tão logo o conserto seja concluído, o fornecimento de água para o município, que foi impactado por essa ocorrência, entrará em fase de normalização.


Também a EEAB de Paulo Jacinto está paralisada por problema elétrico no quadro do comando. A Casal está mobilizando técnicos para efetuar o reparo com a maior brevidade possível. O abastecimento de Paulo Jacinto começará a ser normalizado tão logo o defeito do equipamento seja corrigido.

 

Quando a produção for normalizada nos sete municípios citados, a Casal voltará a repassar o volume normal de água tratada para que a concessionária Verde Alagoas distribua aos moradores.


Cacimbinhas Um problema mecânico na estação elevatória que bombeia água para Cacimbinhas deixou o fornecimento de água deficiente no município, nesta terça-feira. O defeito foi verificado no rolamento de uma das duas bombas que operam na estrutura. A Casal está mobilizando equipamento e mão de obra técnica para conduzir o reparo.


A previsão é de que o segundo conjunto de motobombas volte a operar até a tarde desta quarta-feira (24). Quando isso ocorrer, a Casal vai retomar a produção integral de água e repassá-la à Águas do Sertão, que a distribui à população.