04/11/2022 10:19 | Meio Ambiente

Fiscalização do IMA flagra infrações ambientais em fábrica localizada em Maceió

Empresa já foi autuada ano passado por irregularidades contra o meio ambiente

Empresa foi atuada pelo lançamento de resíduos sólidos e líquidos no ambiente, entre outras infrações

Ascom IMA

Clarice Maia/ IMA

A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) flagrou uma série de irregularidades em uma fábrica de materiais plásticos, em Maceió. Segundo a equipe que esteve no local na quinta-feira (03), foram identificados problemas graves que levaram à aplicação de três autos de infração por falta de licença ambiental, lançamento de resíduos sólidos e líquidos no ambiente, em desacordo com a legislação vigente. Juntas, as multas somam R$ 92.059,18.

Além disso, ainda foram entregues uma ordem de embargo imediato da área onde a infração foi identificada e uma intimação para destinar corretamente os resíduos. A ação foi realizada com apoio dos policiais do Batalhão de Polícia Ambiental após o recebimento de denúncias.

Segundo o relato da equipe, inicialmente tratava-se apenas da averiguação de uma denúncia de descarte irregular de resíduos. Após a ida ao local, a constatação do problema e aplicação das medidas administrativas, os representantes da empresa foram conduzidos à delegacia para a parte criminal, que compete à polícia.

O delegado responsável resolveu enviar a equipe de criminalística ao local, para fazer uma perícia ambiental sobre a gravidade da situação. Após essa ação, outros problemas foram identificados.

Durante a operação, a empresa chegou a apresentar uma licença ambiental emitida pela Prefeitura de Maceió. Entretanto, o documento não tinha validade por estar vencido desde o mês de junho.

As irregularidades cometidas pela empresa podem gerar sérios danos ambientais, como a contaminação do solo e da água.