13/03/2023 15:00 | Meio Ambiente

Fiscais do IMA e do ICMBio combatem caça predatória na Estação Ecológica de Murici

A ação conjunta tem o objetivo de identificar e coibir infrações ambientais na Unidade de Conservação de Proteção Integral


Aves silvestres estavam sendo mantidas em cativeiro de maneira irregular

Ascom IMA


Clarice Maia/ IMA

Técnicos do setor de Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), em ação conjunta com fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizaram ações de combate a caça predatória, na Estação Ecológica (ESEC) de Murici.

 

Na sexta-feira (10), as equipes conseguiram resgatar quatro aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro de maneira irregular, além de apreender duas armas de fogo que eram utilizadas para prática da caça. O flagrante rendeu a emissão de duas multas que, juntas, totalizam o valor de R$ 3,5 mil reais. O autuado tem o prazo de 20 dias para apresentar defesa, como parte do andamento do processo administrativo.

 

Entretanto, os fiscais chamam a atenção para esse tipo de infração que, comumente, é tratado como atividade cultural. Quando, na verdade, se trata de crime, com pena prevista em lei. A pessoa que for pega, quando a ação é feita pela polícia, por exemplo, além de responder ao processo administrativo e pagar multa, ainda pode ser presa e responder criminalmente.


 

Estação Ecológica

A ESEC de Murici é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Isso significa que não é possível que aconteçam alguns tipos de intervenção dentro dela. Sendo as vistas controladas, permitidas apenas com objetivo educacional. A extração de amostras, tanto da fauna como da flora, são permitidas apenas para a realização de pesquisas científicas.

 

Criada pelo Decreto Federal s/n de 28/05/2001. Possui 6.116,43 hectares, localizados entre os municípios de Flexeiras, Messias e Murici, sendo gerida pela equipe do ICMBio. Totalmente inserida no Bioma Mata Atlântica tem como objetivos: proteger e preservar amostras do ecossistema, assim como favorecer o desenvolvimento de pesquisa científica e programas de educação ambiental.