15/02/2024 16:39 | Saúde

Fevereiro Roxo: Secretaria de Ressocialização conscientiza servidores sobre lúpus, fibromialgia e alzheimer

Ação serve como ponto para conscientização e alerta para os principais sinais e sintomas das doenças


Ação Fevereiro Roxo serve como ponto para conscientização e alerta sobre os principais sinais e sintomas das doença

Jorge Santos / Ascom Seris


Regina Carvalho / Ascom Seris

Este mês reserva uma importante campanha, o Fevereiro Roxo, destinado à orientação sobre lúpus, fibromialgia e alzheimer. Com a meta de proporcionar a servidores públicos informações sobre essas doenças, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) promoveu, nesta quinta-feira (15), uma palestra com a assistente social Kelly Christine Costa e o enfermeiro Luciano Tibúrcio.

 

A ação Fevereiro Roxo – promovida pela Seris – serve como ponto para conscientização e alerta sobre os principais sinais e sintomas das doenças. A palestra ocorreu no auditório a Ceapa (Central de Alternativas Penais) e reuniu servidores da Seris.  


“Hoje a gente trouxe aos trabalhadores esclarecimentos sobre as doenças, como identificar os problemas, trazendo o máximo de experiência. Na oportunidade, vou trazer a minha experiência enquanto paciente de fibromialgia, como buscar ajuda e a prevenção. Muitas pessoas podem ter e não sabem”, esclarece Kelly Christine, que atua no Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos (CMEP), no sistema prisional alagoano. A assistente social destaca que somente após dois anos de tratamento conseguiu identificar a fibromialgia, e há pouco mais de um ano passou a cuidar da doença.


De acordo com o Ministério da Saúde, o lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter-se em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Já a fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.


E o alzheimer – alvo da campanha - é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ele também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória.