28/04/2023 19:46 | Agricultura

Feira Agrária do Iteral promove casamento coletivo em comunidade quilombola

Evento realizado no município de Palestina selou a união de 28 casais, pertencentes ao Povoado Vila Santo Antônio

Casais tiveram a oportunidade de oficializar relacionamentos

Leandro dos Santos Silva / Ascom Iteral

Dyego Barros / Ascom Iteral

Vinte e oito casais quilombolas trocaram alianças, nesta sexta (28), durante a 1ª Feira Agrária do Crédito Fundiário do município de Palestina, sediada no Povoado Vila Santo Antônio.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), o projeto das Feiras percorre as cidades alagoanas, desde 2017, visando fortalecer o escoamento da produção dos trabalhadores rurais e promover inclusão social. De lá para cá, parcerias firmadas com as prefeituras municipais já possibilitaram ao Instituto alcançar mais de 1 mil agricultores familiares, em 22º edições do evento.

Para o evento realizado na Estrela do Sertão, o Iteral buscou o apoio do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a fim de ampliar as ações ofertadas aos ‘filhos do Quilombo’. A iniciativa permitiu que Henrique Nogueira, 28, e Jaqueline Santos, 25, enfim, oficializassem o matrimônio, após sete anos de união.

Responsável por celebrar a cerimônia, o juiz André Gêda Peixoto, da 10ª Vara Cívil de Arapiraca, enalteceu a soma de forças que possibilitou a troca de alianças. “Que desfrutem do momento, através da livre manifestação da vontade”, pontuou.

Além do casamento coletivo, a 1ª Feira Agrária do Crédito Fundiário e Justiça Itinerante dos Quilombolas de Palestina ofereceu serviços como emissão de CPF, RG e registro de nascimento. No total, foram registrados mais de 105 atendimentos.

As cerca de 300 famílias que vivem no local puderam, também, receber orientação jurídica e informações relacionadas aos direitos do consumidor. Tudo isso, enquanto uma extensa variedade de produtos livres de agrotóxicos eram comercializados, gerando renda e, consequentemente, a satisfação dos pequenos agricultores.

Na solenidade de abertura do evento, o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, agradeceu ao governador Paulo Dantas e à secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, pelos esforços feitos no sentido de valorizar a cultura das comunidades quilombolas e indígenas e levar dignidade aos homens e mulheres do campo, de forma geral. “O governador Paulo Dantas tem o propósito de levar as Feiras Agrárias a todas as regiões de Alagoas”, acrescentou.