23/05/2023 10:44 | Agricultura

Feira Agrária do Iteral chega ao município de Carneiros esta semana

Projeto desenvolvido pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas desde 2017 retorna à região do Alto Sertão

Projeto desenvolvido pelo Iteral, desde 2017, tem por objetivo fortalecer o escoamento da produção dos agricultores familiares

Ascom Iteral

Dyego Barros (Ascom / Iteral)

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) promove, em parceria com a Prefeitura Municipal de Carneiros, a 24ª edição da Feira Agrária do Crédito Fundiário, que visita a cidade do Alto Sertão pela primeira vez.

De iniciativa do Governo de Alagoas e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), o projeto desenvolvido pelo Iteral, desde 2017, tem por objetivo fortalecer o escoamento da produção dos agricultores familiares, livrando-os da figura do atravessador. Cada evento reúne, em média, 70 trabalhadores rurais, que não arcam com o custo de qualquer despesa para comercializarem os mais variados tipos de alimentos oriundos da terra.

De acordo com Leone Silva, gerente executiva de povos tradicionais e direitos humanos do Instituto, o projeto busca estabelecer uma relação de proximidade com os homens e mulheres do campo. “Além de atuar para que o agricultor familiar possa prover seu sustento de maneira digna, o Iteral abraça as pautas das comunidades camponesas. Estamos em contato diário com assentados, acampados, indígenas e quilombolas, que vivem da agricultura familiar. No que diz respeito às feiras, costumamos chegar às cidades que as recebem com ao menos dois dias de antecedência, para que estes trabalhadores contem com a estrutura que merecem”, afirmou.

Em apenas um dia de feira, alguns agricultores familiares chegam a faturar entre mil e dois mil reais. Receita que faz toda a diferença no orçamento do mês. Na lida há mais de quatro décadas, Reginaldo de Moura, 61, da comunidade quilombola Jussarinha, localizada em Santana do Mundaú, aproveitou o lucro obtido na última edição do evento para investir no plantio de macaxeira.

Na expectativa para receber a próxima edição da Feira Agrária do Crédito Fundiário, o secretário do município de Carneiros, Júnior Melo, frisou a importância das ações promovidas pelo Iteral no sentido de fomentar a agricultura familiar. “O escoamento da produção agrícola é fundamental para a geração de renda na região. E a população, de modo geral, só tem a ganhar, pois garante o acesso aos alimentos orgânicos a preços acessíveis. Estamos totalmente comprometidos com a agricultura familiar e felizes por essa parceria”, acrescentou.

Vale destacar que as Feiras Agrárias ainda envolvem apresentações artísticas e culturais. Bingos, dinâmicas, oficinas infantis e outras atividades de interação completam as programações.