31/05/2022 18:24 | Educação

Fapeal, Seduc e IES discutem formação de professores com representantes do MEC

Instituições de ensino abordaram novas perspectivas e a integração entre o ensino superior e os níveis escolares, adotada pelo Governo de Alagoas

Encontro aconteceu na Fapeal, nesta terça-feira (31)

Ascom / Fapeal

Naísia Xavier

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) recebeu representantes das Instituições de Ensino Superior do estado na tarde desta terça (31), para uma reunião com representantes do Ministério da Educação (MEC) e com o secretário executivo da Educação, José Márcio de Oliveira.

Como pauta, os desafios e perspectivas da formação de professores em Alagoas. A Universidade e o Instituto federais de Alagoas (Ufal e Ifal) e as Universidades Estaduais Uneal e Uncisal apresentaram suas demandas ao Diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação do MEC, Renato Brito.

Durante o diálogo, houve uma ênfase no fato no diferencial que tem emergido no cenário da educação pública em Alagoas nos últimos sete anos: por um lado, as três universidades e o Ifal estão trabalhado cada vez mais integrados entre si; por outro, o Governo do Estado está buscando integrar cada vez mais a formação superior e os níveis escolares, na busca de melhor formação para professores e alunos em todas as etapas.

“Quando a gente pega os programas que estão acontecendo hoje, nessa parceria entre as instituições, estimulando a interação dos professores da universidade com os professores do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, em sala de aula, a gente vê como as coisas estão mudando em Alagoas”, observou o Reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo.

“Nós temos estabelecido algumas parcerias entre, Governo de Alagoas, através da Seduc, as universidades e a Fapeal. A Fapeal é um diferencial alagoano. Em termos de apoio às universidades, não só na pesquisa, mas também na extensão, a Fapeal tem sido um catalisador que nos reúne a todos: as estaduais, as federais e a Seduc, resgatando um diálogo permanente para financiamento, apoio e infraestrutura”, apontou o secretário José Márcio.

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes Gomes, observou que um grande desafio no momento é a educação básica, e afirmou que a Fapeal está à disposição para ser braço executor de ações dessa natureza, em parceria com a Seduc, o MEC e as IES.

Para o professor Renato Brito, gestor de formação de professores no MEC “É muito importante este tipo de escuta que estamos fazendo aqui nesse momento, porque o Estado de Alagoas tem uma realidade que é diferente de outras. A ideia dessa reunião aqui é entender como a gente entrelaça melhor essa relação com o Estado de Alagoas”, comentou o diretor.

Na reunião, também estiveram presentes os pró-reitores da Ufal professor Amauri Barros (graduação) e professor Cézar Nonato (extensão); a pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação do Ifal, professora Eunice Palmeira ; a pró-reitora de graduação da Uneal professora Adenize Acioli; a diretora de articulação do ensino do Ifal, professora Patrícia Borsato e a coordenadora de iniciação científica da Uncisal professora Juliane Cabral.