17/03/2023 10:46 | Tecnologia e Inovação

Fapeal presta contas à comunidade acadêmica em reunião na Ufal

Fundação apresentou resultados e ouviu sugestões de alguns dos pesquisadores mais representativos de Alagoas

Fapeal e Secti apresentaram dados dos investimentos do Governo de Alagoas em Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação de 2015 a 2022

Tárcila Cabral / Ascom Fapeal

Naísia Xavier / Ascom Secti

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) convidou para uma reunião todos os coordenadores dos cursos de pós-graduação (PPGs, mestrados e doutorados) da Universidade Federal de Alagoas.

Recepcionados pelo reitor Josealdo Tonholo na sala do Conselho Superior da Universidade, o diretor-presidente Fábio Guedes Gomes e o diretor de CT&I João Vicente Lima apresentaram os dados dos investimentos do Governo de Alagoas em Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação de 2015 a 2022, bem como os resultados alcançados no período.

“Se não fosse a Fapeal, os nossos cursos de pós-graduação teriam fechado as atividades de pesquisa. Teriam saído de incipientes para laboratórios fechados. Nós não teríamos condição de manter o mínimo dessas atividades sem o suporte do Governo [do Estado], por meio da Fapeal, e isso tem que ser reconhecido”, comentou o reitor Josealdo Tonholo, referindo-se, principalmente, às dificuldades causadas pelos cortes nos orçamentários realizados pela última gestão federal, que incidiram especificamente nas universidades e em sua produção científica.

O professor Fábio Guedes definiu a reunião como um momento para “apresentar e fazer um balanço das políticas do Governo do Estado de Alagoas, por meio da Fapeal e da Secti, a partir do que foi investido em programa e ações nos últimos oito anos. Foi uma oportunidade de prestar contas à universidade de como o Governo do Estado de Alagoas priorizou essa área de CT&I nos últimos anos. E, agora, temos novos desafios pela frente”, comentou o gestor.

Fábio Guedes também adiantou que os novos investimentos, alinhados com a gestão Paulo Dantas, incluindo editais e aumento no valor das bolsas de pesquisa, serão anunciados detalhamento em evento a ser realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, no dia 30/03, às 17h, no CIPT de Jaraguá, ao passo em que convidou toda a comunidade acadêmica de Alagoas para estar lá.

Em 2023, no entanto, a Ufal e Fapeal têm bons índices a comemorar, fruto do trabalho conjunto, pois 19 dos 36 PPGs da universidade subiram de nível, em avaliação nacional referente ao período 2017-2020, consolidada em 2022.

Durante a reunião, a equipe da Fapeal também ouviu as demandas dos coordenadores, destacando-se questões a respeito de internacionalização, estímulos para que os alunos de pós-graduação, com potencial, realizem as suas iniciações científicas, bem como a continuidade das ações direcionadas que a Fapeal tem direcionado às Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.

A Ufal foi representada, ainda, pela pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Iraildes Assunção, e pelo coordenador-geral das pós-graduações, professor Walter Matias.