06/02/2023 15:45 | Tecnologia e Inovação

Fapeal divulga resultado para contratação de jovens doutores

Edital investe para atrair e fixar pesquisadores nos grupos de pesquisa sediados em Alagoas


Tárcila Cabral / Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) divulgou, nesta segunda-feira (6), o resultado final do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. A chamada é uma iniciativa conjunta entre a Fundação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que vai direcionar R$ 3 milhões em recursos para duas modalidades de apoio, durante 24 meses.

 

O programa visa apoiar recém-doutores, em diversas áreas, a produzirem estudos no estado alagoano, contribuindo para que os acadêmicos firmem residência em grupos de pesquisa na região. O subsídio será ofertado no formato de bolsas de pós-doutorado Júnior, aportando também um complemento para auxílio à pesquisa, ou seja, um financiamento que permite a execução dos projetos aprovados.

 

Ao todo serão concedidas 20 bolsas a 20 Programas de Pós-Graduação (PPGs), sediados na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal). Elas enquadram campos como Recursos Hídricos e Saneamento, Engenharia Química, Ciência Animal, Nutrição, Ciências Farmacêuticas,Serviço Social, Ciência da Informação, entre outras áreas.

 

Neste contexto, o intuito é ofertar o auxílio para duas modalidades, uma para o recém-doutor vinculado ao PPG e outra para o supervisor da pesquisa, que é um professor já pertencente ao quadro permanente do programa alagoano.

 

A partir desse resultado, e com os recursos alocados, a expectativa é iniciar a implantação das bolsas e auxílios a partir do mês de março de 2023.

 

Confira o resultado completo, após recurso, em www.fapeal.br.