26/03/2024 15:23 | Tecnologia e Inovação

Fapeal conclui Tecnova 2 e anuncia novas perspectivas de financiamento para startups em AL

11 empresas inovadoras demonstram resultados dos projetos financiados pelo Governo de Alagoas, em dois dias de evento

Professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, durante o evento

João Monteiro / Ascom Fapeal

Naísia Xavier / Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal) concluiu o Programa Tecnova II AL e realizou o Seminário Final de Avaliação no Centro de Inovação do Jaraguá. Durante dois dias de atividades foram apresentados também os resultados das empresas apoiadas pelo Estado.

O programa Tecnova Alagoas é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Em Alagoas, o projeto é executado pela Fapeal e coexecutado pelos parceiros Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae), com a parceria da Federação das Indústrias (FIEA) e Instituto Evaldo Lodi (IEL)

O Tecnova teve como objetivo principal aumentar as atividades de inovação e incrementar a competitividade das empresas alagoanas na economia do país. A iniciativa apoia com recursos de subvenção econômica o desenvolvimento de produtos, bens ou serviços ou processos inovadores, novos ou significativamente novos, para as empresas alagoanas.

De acordo com Carlos Wanderlan, beneficiado e diretor de Tecnologia (CTO) da Hand Talk, o impulso está fazendo a diferença. “Nunca foi tão propício para a gente de Alagoas mostrar lá fora o que estamos fazendo”. Ele frisou que, atualmente, o maior desafio das empresas alagoanas é “segurar nossos talentos”, ou seja, programadores competentes, que podem trabalhar remotamente, e por isso, são disputados por empresas fora do estado e fora do Brasil. Outro problema enfrentado pelos empresários locais, hoje, é a dificuldade de competir com salários em dólar e garantir o trabalho de profissionais de Tecnologia da Informação baseados localmente.

Adriana Haguenauer, analista da Finep presente no seminário final de avaliação, adiantou: “Tenho certeza que já foi feito um uso muito bom do nosso recurso, e o Tecnova 3 vem aí. Se vocês quiserem desenvolver novos produtos, novos processos, vocês podem concorrer mais uma vez e, agora, o ticket vai ser bem maior. A gente vai ter um recurso que vai ser carimbado para aceleração das empresas e outro para internacionalização. Apesar de o Brasil ter um mercado consumidor gigantesco, a gente sabe o quanto é importante estar inserido nas cadeias globais dos nossos produtos e fazer com que as empresas de vocês cresçam cada vez mais”, disse.

O professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, também acrescentou mais uma perspectiva breve de financiamento aberta ao público empreendedor alagoano: “Vamos participar do Startup Nordeste, bem mais volumoso. Em torno de R$ 40 milhões serão investidos, com os governos estaduais participando. A ideia é a gente fomentar a criação de mais 250 empresas no Nordeste, repartidas pelos nove estados”, adiantou o gestor, que é o coordenador da Câmara Técnica de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio de Governadores do Nordeste e diretor do Conselho Nacional das Faps para a região.

Interessados em mais informações devem acompanhar o site da Fundação e o perfil oficial no Instagram, @fapeal.br. O lançamento dos novos programas de inovação Secti/Fapeal estão previsto para o segundo semestre de 2024.