02/08/2023 17:55 | Tecnologia e Inovação

Fapeal abre editais para interessados em acelerar startups ou internacionalizar empresas

Fundação irá credenciar as selecionadas para atuarem na próxima edição do Programa Tecnova em AL

Ilustração

Naísia Xavier / Ascom Fapeal

O Governo de Alagoas, através da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), anuncia chamada pública, até 26 de agosto, para organizações interessadas em trabalhar com aceleração de startups e internacionalização de empresas. Os dois editais de credenciamento publicados no Diário Oficial do estado já estão disponíveis, na íntegra, em www.fapeal.br.

O credenciamento dessas organizações é uma etapa preliminar e obrigatória que antecede o lançamento da terceira edição, em Alagoas, do Programa Tecnova, uma iniciativa federal, com parceiros estaduais, que visa criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação, para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte.

O Tecnova é executado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MCTI. Em Alagoas, deverá ser lançado pela Fapeal e Secti no segundo semestre de 2023, em parceria também com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae AL).

As selecionadas no “Edital para Habilitação de Aceleradoras” e no “Edital para Habilitação de Instituições que Promovam Programas de Internacionalização de Empresas” serão credenciadas para atuar com as startups e empresas a serem selecionadas pelo Tecnova III AL. A previsão de atuação é de 24 meses, a partir do primeiro semestre de 2024.

João Vicente Lima, diretor executivo de CT&I da Fapeal, comenta que ela foi umas das FAPs que sugeriu à Finep as ações de aceleração e internacionalização para incrementar o próximo Tecnova. Ele também alega que isto se deu porque, na vivência da Fundação com as empresas do Tecnova I (2014) e II (2020), foi verificada a necessidade de mentorias ainda mais robustas, para fortalecer os projetos selecionados no edital e para que cada empresa, e também os seus gestores, pudessem evoluir do ponto de vista do negócio.

“Daí a necessidade da aceleração”, explica o gestor, comentando, ainda, que a internacionalização também é importante porque esse é um edital para empresas já constituídas. “Então, o que se deseja é que, o mais rapidamente possível, essas empresas possam acessar o universo do mercado externo. Hoje, tudo anda junto e rapidamente, e acreditamos que essa internacionalização vai ser um diferencial importante para a evolução dos negócios em cada uma delas”, observa Lima.

Financiamento

As edições anteriores do programa não dispunham de recursos específicos para aceleração e internacionalização das organizações selecionadas, financiando apenas o aspecto de inovação das propostas. Agora, o valor a ser destinado às ações de aceleração, por empresa apoiada, é de até R$60 mil, sendo R$ 50 mil oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e R$10 mil aportados pela Fapeal, com recursos estaduais, como contrapartida. A Fundação espera credenciar até 21 aceleradoras.

Já para cada um dos projetos de internacionalização (soft landing), serão disponibilizados, até R$21 mil pela Finep e R$3,6 mil pela Fapeal. A expectativa também é de 21 credenciadas.

As organizações interessadas devem acessar os editais Fapeal 07 e 08 de 2023, no site oficial da Fundação. Dentre outros critérios, devem ser comprovadas a aceleração de pelo menos 40 empresas ou a internacionalização de pelo menos 20.

A Fapeal pretende anunciar o resultado final de ambos os editais de credenciamento em 29 de setembro, após as etapas de seleção descritas nos mesmos. Os recursos financeiros federais e estaduais para as credenciadas só estarão disponíveis quando o Tecnova III começar a ser executado, em 2024.