31/01/2022 11:57 | Cultura

Faleceu neste último domingo (30) José Laurentino, Mestre de Guerreiro

Seu Laurentino era Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2015

Camylla Thomasya

Faleceu neste domingo (30), de causas naturais, o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Nascido em Lagoa da Canoa,  Agreste de Alagoas, fundou seu próprio grupo de guerreiro há mais de 40 anos, o afamado “Guerreiro Mundial”.

São mais de 60 anos envolvido com cultura. Desde pequeno, foi inserido no universo de manifestações culturais. Começou a dançar guerreiro influenciado por seus familiares. Tornou-se palhaço do folguedo, depois contra mestre,  até comandar seu próprio grupo.

Seu sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (31), no povoado de Perucaba, no município de Penedo.

Mestre Laurentino recebeu, em 2012, o Prêmio de Culturas Populares – 100 anos de Mazzaropi e, em 2015, foi declarado Patrimônio Vivo de Alagoas. “É uma grande perda para a cultura alagoana. Sua contribuição e dedicação à nossa cultura popular jamais serão esquecidas”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.