12/12/2022 14:34 | Agricultura

Extensionista da Emater apresenta TCC de mestrado na VII Reunião Nordestina de Ciência do Solo

Evento regional teve abordou o tema Saúde do Solo, Sustentabilidade e Avanços na Agricultura do Nordeste

João Arthur Sampaio

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) esteve representado na VII Reunião Nordestina de Ciência do Solo, por meio do seu extensionista Talvanes Araújo, que apresentou o trabalho de conclusão de curso (TCC) de mestrado com o tema “Desempenho agronômico do milho doce fertirrigado sob diferentes populações de plantas e doses de nitrogênio”. O evento aconteceu na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, entre os dias 5 e 9 de dezembro.

Talvanes Araújo, que atua no município de Coité do Nóia, disse estar satisfeito em representar a Emater no evento regional, que teve como tema “Saúde do Solo, Sustentabilidade e Avanços na Agricultura do Nordeste”. “Dessa forma, ficamos cada vez mais motivados ao participar de um evento grandioso como esse, para dar continuidade a projetos similares, buscando sempre trazer novos conhecimentos que possam ser repassados para os produtores, que são o foco de todas as pesquisas realizadas na área”, ressaltou o engenheiro agrônomo.

O extensionista também avaliou positivamente o compartilhamento do resultado do estudo com diversas pessoas, além da troca de ideias com outros profissionais da área em palestras e mesas-redondas, para discutir assuntos relacionados à preservação e conservação do solo e, consequentemente, do meio ambiente de forma geral. “É uma experiência que só enriquece o currículo, algo que podemos assimilar e trazer para o dia a dia com os agricultores familiares”.

Por fim, Talvanes Araújo enalteceu a importância da Emater desde o começo do mestrado, que o apoiou e permitiu conciliar o trabalho com a formação profissional. “A visão do órgão, com relação ao aprimoramento dos colaboradores, busca trabalhadores cada vez mais capacitados e capazes de desempenhar um trabalho consistente, capaz de transformar a vida dos agricultores de forma geral”.

“Sou grato à Emater nas figuras do supervisor regional, Raul Gonçalves, da gerência de assistência técnica e extensão rural (Ater), Graça Seixas, e da superintendente de Ater, Rita de Cássia; além da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)”, finalizou.

TCC

A dissertação tem como objetivo avaliar o desempenho do milho doce, sob diferentes doses de nitrogênio e densidades populacionais. Na prática, esse trabalho ajuda o agricultor na determinação de doses de fertirrigação (aplicação de fertilizantes via água de irrigação) e no espaçamento que melhor se adapta ao possível sistema de plantio, visando uma maior produção.