28/09/2023 11:57 | Agricultura

Expo Bacia Leiteira ajuda a impulsionar cadeia produtiva do leite de Alagoas

Secretária Carla Dantas participou da abertura da exposição, que acontece esta semana em Batalha

A 40ª Expo Bacia Leiteira foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (27)

Ascom Seagri

Tatiane Gomes / Ascom Seagri

A 40ª Expo Bacia Leiteira foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (27) e seguirá até o domingo (1º), no Parque Mair Amaral, em Batalha. A exposição é realizada na parceria do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), a Prefeitura de Batalha e a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), além de contar com apoio de outras entidades do setor agropecuário do estado.

A programação conta com atividades que ajudam a impulsionar a cadeia produtiva do leite do estado. A secretária de Agricultura, Carla Dantas, participou da abertura do evento, representando o governador Paulo Dantas, que irá cumprir agenda na exposição na sexta-feira (29).

“Nosso papel tem sido impulsionar a cadeia produtiva do leite, que já está crescendo no estado. Me sinto honrada de estar na abertura da exposição reafirmando nosso compromisso de trabalhar para fortalecer ainda mais esse segmento econômico tão importante para o nosso estado”, afirmou a titular da Seagri.

A secretária Carla Dantas também falou sobre a importante participação do Governo de Alagoas para que novas empresas se instalem na Bacia Leiteira, o que incentiva a abertura de mercado para os produtores de leite na região.

“Nós sabemos o quanto é importante conseguir abrir mercados e ajudar no escoamento do leite que é produzido. A Seagri compra todos os meses, aproximadamente 1,5 milhão de litros de leite de mais de 3 mil produtores. É um investimento mensal de R$5,6 milhões, para adquirir o produto através do PAA Leite, que movimenta a geração de emprego no campo e também nas indústrias de laticínios”, ressaltou Carla Dantas.

A solenidade de abertura da exposição contou com a participação do prefeito de Batalha, Wagney Dantas; os secretários executivos da Seagri, Aline Melo e David Nunes; o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e presidente do Conselho deliberativo do Sebrae Alagoas, Domício Silva; presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro; e demais autoridades políticas da região e do setor agropecuário alagoano.

“Não poderia deixar de falar sobre essa parceria com o Governo do Estado, através da Seagri, para realização da exposição. Sem vocês a gente não teria condições de fazer essa grande festa que estamos realizando. A Expo Bacia Leiteira movimenta a economia de toda a região”, destacou o prefeito de Batalha.

Programação

Durante a 40ª Expo Bacia Leiteira, a Seagri vai contar com espaço de atendimento aos produtores rurais. O estande ficará aberto até domingo (1º) com técnicos da Emater Alagoas tirando dúvidas dos agricultores familiares. As atividades também incluem curso de Inseminação Artificial até a sexta-feira (29); encontro da Câmara Setorial Produtiva do Leite e Derivados nesta quinta-feira (28), às 9h30 no Parque Mair Amaral; e palestras com técnicos da Adeal, Emater Alagoas e Seagri, na tarde de quinta (28).

Confira a programação completa clicando aqui.