09/11/2022 15:07 | Segurança

Exercício simulado do Plano de Defesa da SSP no litoral sul acontece nesta quinta-feira (10)

Evento será em Coruripe e Penedo e terá explosões de bombas e disparos de arma de fogo


Exercício vai colocar em prática as estratégias para lidar com ocorrências de alta complexidade

Arquivo SSP


Roberison Xavier / Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realiza, na noite desta quinta-feira (10), o exercício simulado do Plano de Defesa do Baixo São Francisco, que está sendo confeccionado durante uma capacitação integrada das forças de segurança de Alagoas e Sergipe iniciada na última segunda-feira (7). A simulação começará a partir das 22h e deve se estender até a madrugada de sexta-feira.

 

O exercício, que vai colocar em prática as estratégias para lidar com ocorrências de alta complexidade, como ocorrem nos ataques a banco e planejadas durante o 4º Estágio de Plano de Defesa, começará em Coruripe com a simulação de explosão a uma agência bancária. Na sequência, o simulado segue em Penedo, onde também acontecerá a simulação de explosão em uma agência bancária com reféns.

 

“Coruripe terá a simulação de uma explosão a uma agência bancária como se fosse um chamariz de um assalto maior, que será simulado em Penedo. Encerraremos as ações com a negociação da liberação de reféns”, disse o coordenador do estágio, capitão Diego Mahatma, reforçando o alerta aos moradores das duas cidades sobre os possíveis barulhos que devem ocorrer, como explosões de bombas e disparos de arma de fogo.


A dinâmica foi pensada para capacitar tecnicamente todos os integrantes das forças de segurança e órgãos afins do Estado, e já ocorreu em outras quatro regiões alagoanas, como em Maceió e Arapiraca. Além dos integrantes das forças do estado, desta vez, o plano também contará com a participação de integrantes da Polícia Militar sergipana. Ele será documentado para que em caso de necessidade, seja acionado e consiga direcionar passo a passo todas as ações que devem ser executadas pelos atores envolvidos.


“Os alunos estão recebendo instruções desde Noções de Gerenciamento de Crises, passando pelo histórico de assaltos a bancos e sua evolução. No final do estágio, eles vão confeccionar, em metodologia própria, o Plano de Defesa da região que será apresentado à tropa. Os agentes depois desempenharão o plano numa simulação, que deve chegar aos moldes da realidade, para que a gente possa testar sua eficiência. Em seguida, será apresentado às autoridades todo o plano e entregue o trabalho acadêmico DO que foi feito durante a semana”, enfatizou o coordenador do estágio.

 

Serviço:

Exercício simulado do Plano de Defesa do Baixo São Francisco

Locais: Coruripe e Penedo

Data: 10/11/2022

Horário: a partir de 22h