10/03/2023 15:46 | Educação

Evento em Brasília reúne reitores de todo Brasil com vice-presidente e ministros

Vice-reitora da Uncisal Ilka Soares e o reitor da Uneal, Odilon Máximo, representaram Alagoas na reunião da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem)

O primeiro encontro da Abruem em 2023 foi marcado por reuniões com as presenças do vice-presidente Geraldo Alckmim, e dos ministros Camilo Santana e Luciana Santos

Ascom Uncisal

Patrícia Barros / Ascom Uncisal

“Educação é investimento”. Este foi o tema da reunião administrativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizada em Brasília, nos dias 7 e 8 de março. De Alagoas, participaram a vice-reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Ilka Soares, e o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo.

O primeiro encontro da Abruem em 2023 foi marcado por reuniões com as presenças do vice-presidente Geraldo Alckmim, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação,  Luciana Santos, do ministro da Educação, Camilo Santana, e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.

A vice-reitora da Uncisal, Ilka Soares, explicou que as agendas com os ministros e com o vice-presidente Geraldo Alckmin ocorreram em momentos separados durante todo o dia 8 de março e com a participação dos gestores das 47 universidades associadas à Abruem. “Todos os reitores entenderam que não era o momento de fazer pedidos de pautas específicas, mas de apresentação da Abruem e de explicar que as universidades estaduais e municipais precisam entrar nas discussões referentes às políticas públicas nacionais de educação. Essas universidades representam mais de 40% do ingresso de estudantes no ensino superior público no Brasil”, destacou Ilka Soares.

A vice-reitora da Uncisal ressaltou, ainda, que as universidades associadas à Abruem estão praticamente em todos os interiores do país, dando contribuição importante para a formação de milhares de brasileiros.

A ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou no encontro com os reitores e vice-reitores os editais lançados esta semana para mulheres pesquisadoras, docentes e discentes. Por ser Dia Internacional da Mulher (8), a Abruem escolheu a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Cicília Raquel Maia Leite, para falar em nome do grupo, apresentar a Abruem e destacar a importância da entidade para o fortalecimento das universidades públicas estaduais e municipais.

Na última quarta-feira, o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram o lançamento de um edital no valor de R$ 100 milhões para apoiar projetos que estimulem o ingresso e a formação de meninas e mulheres nas Ciências Exatas, Engenharias e na Computação, além de combater a evasão dos cursos de graduação nessas áreas.

“Hoje, as mulheres são maioria nas bolsas de iniciação científica, com 60% de participação, mas somente 35% das bolsas de produtividade, que são alcançadas no topo da carreira. Com isso, comprometemos a diversidade que é fundamental para garantir a excelência da produção científica do país”, afirmou a ministra durante o lançamento do edital.

Educação e capacitação

O ministro da Educação, Camilo Santana, recebeu os reitores e vice-reitores e se comprometeu em convocar a Abruem para estreitar ainda mais as relações, realizar ações de cooperação mútua e incluir a entidade nas discussões que envolvam o ensino superior.

A vice-reitora da Uncisal, Ilka Soares, explicou que a agenda com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, tratou de uma solicitação para que as universidades capacitem as pessoas que estão no CadÚnico.

No encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmim, os reitores e vice-reitores destacaram a importância das Instituições de Ensino Superior e a necessidade do Governo Federal ter um tratamento igual para todas as universidades públicas, sejam federais, estaduais ou municipais.

“Fomos muito bem recebidos pelo vice-presidente e pelos ministros. A agenda foi muito positiva para a Abruem e ter a Uncisal presente nesses encontros foi muito importante porque estaremos inseridos nas discussões nacionais. O vice-presidente destacou que pedirá uma reunião da Abruem com o presidente Lula porque o Governo Federal defende que educação é investimento, como falamos tanto nos encontros”, ressaltou a vice-reitora Ilka Soares.

Agenda política

Durante passagem por Brasília para participar da reunião da Abruem, a vice-reitora Ilka Soares e o reitor da Uneal, Odilon Máximo, foram recebidos pelo senador alagoano Fernando Farias e pelos deputados federais Luciano Amaral e Rafael Brito. Na ocasião, a vice-reitora da Uncisal falou sobre o ensino superior público de Alagoas e os avanços da universidade, que neste ano de 2023 comemora 55 anos de fundação.

“A Uncisal tem uma importância grande para Alagoas tanto na área educacional como na saúde, com nossos hospitais-escolas e unidades assistenciais. Por isso pedi para que nossos parlamentares lembrem-se da Uncisal com as emendas. Nossa universidade passa por um momento ímpar da sua história, com mudanças importantes na sua área acadêmica e na sua parte administrativa. Esta visita aos nossos parlamentares também é uma forma de apresentar nossas ações, o trabalho que a Uncisal está fazendo em Alagoas”, concluiu Ilka Soares.