26/06/2023 15:50 | Educação

Estudantes podem conferir o resultado do Sisu 2023.2 nesta terça-feira (27)

Em Alagoas, 3.744 candidatos se inscreveram para concorrer a 288 vagas em nove cursos de graduação

Esta seletiva é exclusiva para os estudantes que realizaram Enem) em 2022

Jonathan Lins

Joyce Andrea* / Ascom Seduc

Os candidatos à segunda edição do Sistema Unificado de Seleção (Sisu) 2023 já podem ter acesso ao resultado do processo seletivo no Portal Único de Acesso (https://acessounico.mec.gov.br/sisu) ou pela universidade escolhida, a partir desta terça-feira (27). Segundo o Ministério da Educação (MEC), em Alagoas, 3.744 candidatos se inscreveram nesta edição do Sisu para concorrer a 288 vagas em nove cursos de graduação disponibilizados por instituições públicas de ensino.

Esta seletiva é exclusiva para os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e ainda não entraram em uma instituição de Ensino Superior. Por meio do Sisu, os estudantes são avaliados com base na nota do Enem, candidatando-se de acordo com o limite das vagas ofertadas, por curso e modalidade de concorrência, com o resultado sendo definido por ordem de classificação. A partir daí, os aprovados na seleção são convocados pelas instituições de ensino, que devem realizar as matrículas de 29 de junho a 4 de julho.

Lista de espera

A lista de espera do Sisu, por sua vez, é destinada aos candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções de cursos concorridos. Dessa forma, as vagas que não foram preenchidas ficam à disposição daqueles que ainda não foram selecionados, para que estes possam se candidatar novamente.

As instituições com vagas disponíveis após esta seletiva devem abrir uma lista de espera até o dia 4 de julho, prazo que os candidatos têm para manifestar interesse por meio do Portal Único de Acesso, do MEC.

*Sob supervisão